Livros

Confira nesta seção livros ligadas à página APMP Mulheres

LIVRO DO MÊS

Gênero: Psicologia

Ano de lançamento: 2013

Páginas: 1056

Sinopse:

Sinopse

Diagnosticado com dislexia na infância, Andrew Solomon conta que a superação dessa deficiência só foi possível porque ele pôde contar com a paciente dedicação dos pais, em especial de sua mãe, num lar estruturado. Criado num ambiente privilegiado - a culta classe média judaica de Nova York -, Solomon sempre teve acesso a todo afeto e atenção terapêutica necessários ao tratamento.

Entretanto, quando sua homossexualidade latente transpareceu na adolescência, os mesmos pais que sempre o haviam cercado de carinho e compreensão reagiram com intolerância e vergonha. Ele teve de se afastar traumaticamente da família para conseguir vivenciar a plenitude de sua identidade sexual.

Muitos anos depois, para tentar entender as relações entre essas duas identidades divergentes das expectativas dos pais, e como elas puderam provocar sentimentos tão antagônicos, o autor realizou uma abrangente pesquisa sobre o universo da diversidade em famílias com filhos marcados pela excepcionalidade.

Surdos, anões, portadores de síndrome de Down, autistas, esquizofrênicos, portadores de deficiências múltiplas, crianças prodígios, filhos concebidos por estupro, transgêneros e menores infratores: dez “identidades horizontais” (isto é, divergentes dos padrões familiares, linguísticos e sociais predeterminados), sujeitas em graus distintos a influências genéticas e ambientais, compõem a constelação de temas deste magnífico tour de force sobre os sentidos de ser diferente e, principalmente, de aprender a amar e respeitar as diferenças.

Indicação da associada Mabiane Czarnobai Message:

Em “Longe da Árvore” Andrew Solomon fala de filhos que são diferentes do esperado por seus pais (“a fruta caiu longe do pé”), sobre o vencimento do preconceito, o processo de aceitação e até mesmo a celebração da diversidade. Mesmo olhando para situações de sofrimento e desespero, o que sobressai é o afeto, a superação e a mensagem de que nada é tão poderoso no desenvolvimento de uma criança quanto o amor dos pais. O livro fala de humanidade. A leitura é extensa, mas muito gratificante.

 

Referências:

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13464

https://www.amazon.com.br/Longe-%C3%A1rvore-Andrew-Solomon/dp/8535923209?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=go_726685122_51601401518_242574450465_pla-398341285603_c_

https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13464.pdf


LISTAGEM DE LIVROS