Entrevistas

Entrevista do Mês - Março 2018

Entrevista com Dra. Celita Alvarenga Bertotti

27/03/2018 17:03


Celita Alvarenga Bertotti é procuradora de Justiça aposentada.
Entrevistadora: Terezinha de Jesus de Souza Signorini (Procuradora de Justiça)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, impossível não homenagear neste mês a pioneira Celita Alvarenga Bertotti, primeira promotora de Justiça a ingressar no Ministério Público do Estado do Paraná. 

Celita nasceu em 10 de dezembro de 1935, na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Escolheu o curso de Direito pelo fato de seu pai, Ataliba Alvarenga, ter exercido a profissão de Procurador da Justiça Militar. Celita se mudou para o Paraná com 10 anos de idade e permanece até hoje. Foi casada e possui 02 filhos, 04 netos e 04 bisnetos.

A procuradora aposentada é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1954-1958). Passou no concurso do MP em 1959, foi nomeada no mesmo ano e assumiu o cargo de Promotora Pública Substituta em janeiro de 1960.

Em março de 1982 foi promovida a Procuradora de Justiça, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Na Procuradoria atuou junto às áreas criminais. Celita ainda foi a primeira mulher a fazer parte do Conselho Superior do MP. A procuradora concorreu também ao cargo de PGJ, onde, apesar de ter uma votação expressiva, não foi eleita.

Celita aposentou-se em 1994.

Aproveite a oportunidade de conhecer nesta entrevista um pouco da história desta guerreira que abriu espaço para a Mulher no Ministério Público no Paraná.

Acompanhe na íntegra


Leia Também