Notícias

A arte e a delicadeza dos quadros de Maria Alice Gomes

Pensionista sempre se interessou pelas artes visuais

28/09/2018 17:09


 

Dedicar-se à área de artes visuais é aprender a expressar o sentimento/pensamento por meio de outros meios, que vão além da fala e da escuta. A pensionista Maria Alice da Silva Saldanha Gomes começou a se interessar por desenho e pintura ainda quando era menina. Mas, somente no ano de 1979, quando se mudou para Curitiba, retomou o apreço pela arte, com um novo olhar para a pintura em tela. A retomada deu-se por conta das oportunidades que a capital oferecia. Desde então, Maria Alice sempre gostou de se desafiar com estilos diferentes dentro da pintura. 

A tela em branco era um dos desafios que a pensionista enfrentava ao iniciar um trabalho. Mas, segundo ela, quando se sabe o que fazer, basta seguir em frente e se deliciar com as sucessivas pinceladas com pincel, ou espatuladas com espátula. Ainda, Maria Alice Gomes declara que sempre preferiu pintar com tinta a óleo e já pintou centenas de quadros.

Atualmente a pintura é esporádica para a pensionista, em virtude de algumas limitações físicas, motivadas pelos movimentos repetitivos do pincel, e em razão dos cuidados dispensados a seu falecido marido, por aproximadamente 09 anos, devido uma doença prolongada.

Mas mesmo assim Maria Alice não deixou de andar ao lado das artes. Hoje em dia dedica seu tempo livre a outras artes que tem apreço: “Faço sapatinhos e casaquinhos de tricô, para os carentes de Santa Rita de Cássia, com muito amor e carinho, desejando que cada criança que os vá usar seja muito feliz!”.

Cursos realizados - Museu Alfredo Andersen

História da Arte (1981 a 1983) - Profa. Maria Cecília Noronha;

Modelagem em Cerâmica (1981 a 1983) - Prof. Tómaz;

Desenho (1981 a 1983) - Prof. Tómaz;

Desenho e Pintura (1981 a 1983) - Prof. Lorival Macon;

Pintura - Figura Humana - Prof. Luis Carlos Andrade Lima;

Pintura - Paisagem - 03 anos - Prof. Danilo Lorusso;

Pintura - Flores - 02 anos - Profa. Ivone Simens;

Pintura - Natureza Morta e Retrato - 08 anos - Prof. Luis Carlos  Dalla Vechia.

Participações em exposições/eventos

Ciranda de Arte - promoção cultural de Dino de Almeida - 1997;

Simpósio Paranaense de Cerâmica -1981;

Exposição individual no banco do estado do Paraná - 1997;

Participação em várias exposições coletivas, no Clube Concórdia, no Clube Tália e na Galeria Galla Vechia.

 

 

 

 


Leia Também