Notícias

Mulher Destaque de Abril/2019

Cristiane Aparecida Ramos é a associada homenageada

30/04/2019 17:04


A Promotora de Justiça, Cristiane Aparecida Ramos, é a Mulher destaque deste mês.

 

A associada atua na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palotina, com um relevante trabalho na transformação da realidade local, atuando em contato direto com a comunidade, em especial nas questões relacionadas à igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Cristiane nasceu na cidade paulista de Bernardino de Campos e graduou-se pela Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (UENP), em Jacarezinho – Paraná, no ano de 1995.

O amor pelo Ministério Público iniciou ainda na Faculdade, onde teve como fontes inspiradoras os professores Doutores Gilberto Giacoia e Samia Saad Galloti Bonavides. Tal sentimento aumentou, após estágio de graduação com Edina Maria de Paula e Maristela Aparecida Canhoto Carula, nos anos de 1994 e 1995, na comarca de Jacarezinho.

Após três anos de estudo persistente, o prêmio veio com a aprovação concurso do Ministério Público do Paraná no ano de 1999, tomando posse em 17 de dezembro daquele ano. “Não poderia ser mais perfeito: o Paraná, que era minha casa de faculdade e pouso, passou a ser minha casa domiciliar”, comentou.

Atuou como Promotora Substituta nas Comarcas de Irati, Imbituva, Prudentópolis, Guarapuava, Teixeira Soares, São José dos Pinhais, Pinhais, Campo Largo, Piraquara, entre outras da região metropolitana da capital do Estado e na própria Comarca de Curitiba.

Assumiu a titularidade na Comarca de Realeza, em dezembro de 2002, onde ficou apenas um ano. Atuou por cinco anos na Comarca de Terra Rica, de entrância inicial.

Foi promovida para Palotina em 08 de novembro de 2008, onde está até os dias atuais. Cristiane comentou que escolheu Palotina para trabalhar e morar, por ser uma cidade organizada, nova e pequena. Ainda, elencou outros motivos: “Sempre vivi no interior e gosto da qualidade de vida que as menores cidades proporcionam, sem trânsito excessivo, você chega rápido em qualquer lugar”.  Continuou, “O fato de ter sido muito bem acolhida pela sociedade local foi fundamental também para a decisão”.

Cristiane é casada, tem quatro cachorros que adotou, vítimas de maus tratos, pratica corrida de rua, musculação e pilates, gosta de artesanato, em especial pintura em madeira, crochê e tricô.

Dentre as iniciativas profissionais de destaque em prol da sociedade, podemos destacar algumas ações:

A partir de 2011 até a presente data, proporcionou mudanças expressivas na qualidade de trabalho dos catadores (denominados na Comarca como agentes ambientais), na área ambiental, sobre a destinação adequada de resíduos sólidos, por não mais realizarem o serviço de recolhimento de material reciclado nas ruas, uma vez que ficou sob a responsabilidade da Prefeitura essa tarefa[1]; e, em 2017, organizou o Exporte Solidário para arrecadar fundos à Associação dos Catadores de Palotina (ACP). [2]

Proferiu diversas palestras relacionadas à Política da Destinação Adequada dos Resíduos sólidos, sendo que, no início de 2017, foi implementado pelo Município o Projeto Palotina Limpa. Em razão disso, realizou uma palestra para todos os funcionários e representantes dos prédios e repartições públicas da cidade para adequação dos resíduos secos e molhados. [3]

Em razão de todo o contato direto com o público e autoridades locais, conseguiu mostrar à comarca o perfil do Ministério Público Social, ganhando o prestígio da imprensa local (falada e escrita), concedendo diversas entrevistas em rádios e jornais.  O reconhecimento foi expresso no dia 16 de novembro de 2015, quando recebeu o título de cidadã honorária de Palotina pelos serviços prestados à sociedade. [4]

Nos últimos três anos a atuação com a comunidade está focada na implementação da Política Pública da Mulher, enfrentando diversos temas, e em especial a violência doméstica, tendo proferido diversas palestras, organizado vários eventos e projetos. Confira abaixo:

- Organizou o 1º Encontro Temático da Política da Mulher, realizado em agosto de 2017, tendo como convidada a associada Mariana Seifert Bazzo, Promotora de Justiça, que palestrou para mais de 200 pessoas no Centro de Convivência da Família, em Palotina. [5]

- Coordenou o 2º Encontro Temático da Política da Mulher, em parceria com o CEAF e CAOP dos Direitos Humanos, no dia 27 de setembro de 2018. O evento teve como palestrante Maria Gabriela Prado Manssur[6], com a participação de aproximadamente 600 pessoas, na Associação dos Funcionários da Coopervale-Asfuca, em Palotina.[7]

- Proferiu palestra com o tema “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social”, no dia 19/10/2018, na V Semana Acadêmica de Direito da PUC/PR – Campus Toledo/PR.

- Organizou o Primeiro Plantio de Mudas e Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, em 2018.

- Coordena o Projeto “Mulheres que Inspiram e não Piram”, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O projeto, que está em sua 2º edição, visa homenagear mulheres de reconhecido destaque na comunidade em virtude da história de vida que representam: força, coragem, luta, superação, ousadia, protagonismo e liderança, atributos estes reconhecidos fora do seio familiar.[8]

- Coordena Projeto Rodas de Conversa, em parceria com a Assessoria da Mulher de Palotina. O projeto visa a realização de rodas de conversa abordando temas como empoderamento feminino e violência doméstica, nos 30 Clubes da Mulher de Palotina, que totalizam aproximadamente 750 associadas.[9]

- Participou como palestrante do 3º Encontro em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado pelo Comitê Mulher Sicredi e Sicredi Vale do Piquiri ABCD/PR/SP. A palestra teve o tema “O Empoderamento Feminino e a Violência Doméstica” e contou com a presença de aproximadamente 1.600 mulheres.

- Participa de projetos para diminuição da violência doméstica, junto com o Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Assistência Social e Psicólogos Voluntários, como o “Paz na Família” voltado aos agressores, o qual está na sua 5ª turma [10]. O projeto está ganhando fama na região e já foram veiculadas duas reportagens pela RPC/TV sendo a última exibida em razão de seus bons resultados [11]

A associada apresentou teses em dois Congressos Nacionais do Ministério Público[12], com temas da área ambiental, urbanística e de saúde pública, e teve um artigo publicado na 2ª edição da Revista Jurídica do MPPR [13].

Foi, ainda, palestrante no 6º encontro do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento em Ministério Público, com o tema “Audiência Pública, mobilização da comunidade e experiências práticas de relação com a sociedade/atendimento ao público”, no dia 19/05/2018. [14]

Cristiane também faz um trabalho voluntário, ajudando na organização de eventos esportivos para arrecadação de fundos para Associações beneficentes do Município de Palotina, tendo presidido a Corrida da ADOSP em suas 2ª e 3ª edições (veja mais aqui).

 

Cristiane por ela mesma

Adora socializar.

 

Local

O refúgio do Lar com a família (marido Jorge e os filhos caninos).

 

Hobbies

Corrida, pilates e artesanato.

 

Frase

“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá)

 

Parabenizamos a Promotora de Justiça Cristiane Aparecida Ramos, pela atuação próxima da comunidade e pela realização de inúmeras ações de equidade de gênero no Município.

 

3º Encontro em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher – Comitê Mulher Sicredi

 

Palestra Dia Internacional da Mulher, em 2018, no Núcleo da Mulher Empresária e Executiva

 

Título de Cidadã Honorária de Palotina, em 2015

 

Projeto Mulheres que Inspiram e não Piram

 

Exporte Solidário

 

Exporte Solidário

 

Exporte Solidário

 

Associada na Central de Triagem de Reciclados com Agentes Ambientais

 

Apresentação de Tese no XX Congresso Nacional do MP

 

Corrida da ADOSP

 

Corrida da ADOSP

 

Primeiro Plantio de Mudas e Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, em 2018

 

Projeto Rodas de Conversa

 

Projeto Rodas de Conversa

 

1º Encontro Temático da Política da Mulher

 

 

2º Encontro Temático da Política da Mulher

 

Palestra no 6º encontro do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento em MP

 

Passeata de comemoração no Aniversário de Palotina com a Associação dos Agentes Ambientais

 

[1] Ações registradas no Procedimento Administrativo nº 0100.11.84-9

[5] Procedimento Administrativo -  nº 0100.17.356-8.

[6] Promotora de Justiça da Violência Doméstica em SP, Diretora de Mulheres da APMP e membra da comissão de mulheres da CONAMP.

[7] Procedimento Administrativo -  nº 0100.17.356-8.

[8] Procedimento Administrativo -  nº 0100.17.356-8.

[9] Procedimento Administrativo nº 0100.19.489-3

[12] Participou no XX Congresso Nacional do Ministério Público, realizado no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2013, com as seguintes teses:

                * “A INDISPENSÁVEL IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES INTEGRADAS EM MATÉRIA AMBIENTAL”.

                * “A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO ÂMBITO CRIMINAL – UMA FORMA DE REDUZIR E PREVENIR A PROPAGAÇÃO DE DENGUE – EXPERIENCIA NA COMARCA DE PALOTINA”.

                * “A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA FASE QUE ANTECEDE AO REGISTRO IMOBILIÁRIO DE LOTEAMENTOS”.

https://www.conamp.org.br/images/congressos_nacionais/XX_Congresso_Nacional_MP_2013.pdf

                    - Participou no XXI Congresso Nacional do Ministério Público, período de 06 a 09 de outubro de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip - Rio de Janeiro/RJ, com a seguinte tese:

                * “A TUTELA MOLECULAR DOS LITÍGIOS QUE ENVOLVEM A DEMANDA POR MEDICAMENTOS EM FACE DO ESTADO”.  

                http://www.conamp.org.br/images/congressos_nacionais/Teses_aprovadas_XXI_Congressso_Nacional%20_MP.pdf

[13]Considerações acerca da necessidade de homologação do Termo de Ajustamento de Conduta pelo Conselho Superior do Ministério Público do Paraná” de autoria conjunta com Ítalo João Chiodelli e Régis Rogério Vicente Sartori.


Leia Também