Livros

O Ano do Pensamento Mágico

20/05/2020 20:05


Titulo original: The year of magical thinking

Ano de lançamento: 2005

Autor(a): Joan Didion

Genero: Memórias

Páginas: 224

Nacionalidade: EUA

Sinopse

Joan Didion, uma das mais aclamadas escritoras e intelectuais americanas, narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido, o também escritor John Gregory Dunne, e a longa doença de sua única filha. Feito com uma contagiante dose de sinceridade e paixão, "O ano do pesamento mágico" nos revela uma experiência intensamente pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Uma história que falará alto a quem ama ou já amou alguém, com a profundidade que as grandes relações têm, sejam elas entre pais e filhos ou entre companheiros de uma vida. Este é um livro para todos os que já se perguntaram: E agora? O que fazer se a vida parece não ter mais sentido algum? É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade de atravessar - racionalmente ou não - momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir.

Indicação associada Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande, que atua como Promotora-Corregedora na Corregedoria-Geral do MPPR:

Ouvi falar desse livro há alguns anos e ele sempre permaneceu na minha wish list, porém apenas recentemente tive a oportunidade (ou será coragem) de lê-lo. É preciso ser valente. Uma obra densa, triste, que muitas vezes faz com que você tenha que dar uma fugidinha ao toalete para derramar umas lágrimas. Um livro que mexe com as entranhas, faz pensar, mas também abre caminhos e apresenta respostas.

A célebre autora americana Joan Didion, em uma narrativa autobiográfica franca e envolvente relata o ano que segue à morte súbita de seu marido, o também escritor John Gregory Dunne.

Um livro sobre o fim, o luto, a difícil compreensão do desapego. Mas também uma obra sobre travessia e recomeço. A autora, ao relatar em frases curtas e diretas os momentos vividos a partir da morte de seu marido, aborda uma questão individual, mas também universal, a dificuldade de lidarmos com a morte. Enquanto descreve o que denomina o “ano do pensamento mágico”, Joan Didion pincela flashbacks da envolvente história do casal, rica em acontecimentos felizes e trágicos, como a de todos nós. Como já alertei, um livro triste e denso, porém, na minha opinião, incontornável.

E já que se trata de dica, caso alguém embarque nesta, gostará de saber, após a leitura da obra, que existe disponível na Netflix um documentário sobre a vida da autora Joan Didion (“Joan Didion: The Center Will Not Hold”). No filme, a vida da icônica cronista e escritora é contada pelas lentes de seu sobrinho, o cineasta Griffin Dunne.

Referências:

https://www.saraiva.com.br/o-ano-do-pensamento-magico-205435/p

https://www.amazon.com.br/Ano-do-Pensamento-Magico/dp/8520918867

A associada ainda indicou mais 02 livros: Travessuras da menina má e Cartas Extraordinárias - a correspondência inesquecível de pessoas notáveis .


Leia Também