Filmes

ANATOMIA DE UMA QUEDA

  • Titulo original: Anatomie d'une chute
  • Ano de lançamento: 2023
  • Genero: Drama
  • Duração: 2h31
  • Nacionalidade: França
  • Censura: 16 anos

Indicação por Valéria Teixeira de Meiroz Grilo - procuradora de justiça aposentada e associada. Membra do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público. Ex-conselheira do Memorial/CPM do MPPR.

O filme foi indicado e venceu Oscar 2024 de melhor roteiro original. As estatuetas foram para Justine Triet e Arthur Harari, casados entre si. Triet era a única mulher que concorria também na categoria de melhor direção. Seu trabalho pode ser visto em produções como Sibyl, Na Cama com Victoria, A Batalha de Solferino, e outras. De realce ser ela membra do grupo francês de igualdade de gênero Collectif 50/50.

O filme conta a história de Sandra Voyter (Sandra Hüller), uma escritora alemã que vive com o marido francês, Samuel Maleski (Samuel Theis), e o filho Daniel (Milo Machado Graner), de apenas 11 anos e com deficiência visual. A família vive isolada nos Alpes Franceses e a vida de Sandra e de Daniel têm uma grande reviravolta quando Samuel é encontrado morto. As suspeitas de um provável homicídio recaem sobre Sandra, que se vê no tribunal, tendo que trazer à tona os aspectos mais íntimos do casal. Daniel é obrigado, como testemunha, a falar sobre a relação dos pais, ao mesmo tempo em que são descortinadas suas emoções e seus sentimentos em relação à mãe e ao pai.

A fotografia, naquele cenário de neve, é belíssima. E a paisagem de isolamento e gélida ainda acrescenta um clima que intriga quem está assistindo ao filme. Interessantíssimos os diálogos entre mãe e filho; de Sandra com o advogado; e, principalmente, entre o casal Sandra e Samuel, com revelação das frustrações de ambos num casamento em que, aparentemente, há inversão da divisão sexual do trabalho. Na sequência em que o casal discute e coloca para fora ressentimentos e traumas, também são evidenciados os efeitos da xenofobia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.