Filmes

Gilmore Girls

  • Titulo original: Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha
  • Ano de lançamento: 2000
  • Genero: Comédia dramática
  • Duração: 8 temporadas
  • Nacionalidade: EUA
  • Censura: 12

Sinopse 

Gilmore Girls é uma série de TV norte-americana transmitida originalmente pelo canal The CW. A história acompanha a vida de Lorelai Gilmore, uma mãe solteira que cria sua filha adolescente Rory, na cidade de Stars Hollow em Connecticut. As duas agem mais como amigas do que mãe e filha, uma relação que Lorelai não teve com sua própria mãe, Emily Gilmore, uma dama da alta sociedade. 

Rory é uma menina estudiosa e sonha em estudar em Harvard. Depois que ela é aceita em uma escola particular extremamente conceituada, Lorelai precisa engolir o orgulho e pedir ajuda de sua mãe para conseguir pagar os estudos da filha. 

A série finalizou em 2007, mas a Netflix comprou os direitos e lançou quatro episódios intitulados: “Gilmore Girls: A Year in the Life”, em que apresenta as personagens dez anos depois do último episódio. 

Indicação da associada Caroline Bertolino Mezzaroba, Promotora substituta: 

Embora a série Gilmore Girls tenha estreado no longínquo ano 2000, permanece atualizada e é uma das poucas que pode ser considerada como feminista e muito à frente de seu tempo. 

As personagens principais são mãe e filha. Lorelai engravidou quando possuía apenas 16 anos de idade e, em vez de usufruir do conforto da casa de seus pais, milionários, recusou-se a casar tão nova, optou por seguir seu próprio caminho e criou Rory sozinha. 

Rory, em verdade, é um apelido, uma vez que o nome de ambas é Lorelai. Rory explica isso ao falar sobre a atitude feminista de sua mãe durante o parto: “Ela conta que ainda estava deitada no hospital, pensando em como os homens dão seus nomes a seus filhos, e por que as mulheres não poderiam fazer o mesmo. Então ela diz que seu feminismo simplesmente assumiu o controle”. 

Embora haja romance na trama, esse definitivamente não é o que move o enredo. A série desenvolve diálogos cheios de referências sobre livros, filmes, cultura pop, dentre outros. Há uma estimativa que a protagonista Rory tenha lido mais de 300 livros durante a série. 

Lorelai e Rory mostram, também, o quanto a educação deve ser prioridade na vida de uma criança/adolescente. Em um dos episódios, Lorelai destaca: “Não me entenda mal, garotos são legais. Eu sou fã deles também, afinal, engravidei com 16 anos. Mas eles sempre estarão aí, minha filha. A escola, por outro lado, não. A sua educação precisa ser mais importante”. 

É possível perceber que os autores optaram por criar grandes personagens femininas. Não darei spoilers, mas destaco o sarcasmo da Emily (mãe de Lorelai), a busca pela independência de Lane (melhor amiga de Rory) e a perseverança de Paris (inimiga/amiga de Rory). 

Paris, aliás, merece um capítulo à parte. Obstinada por passar em Harvard, dedica sua vida para pontos em sua inscrição, o que rende diálogos extremamente engraçados, como quando ela tenta se inscrever para distribuir sopas a pessoas vulneráveis e não consegue encontrar uma vaga: “Quem são esses idiotas que se voluntariaram afinal? Eles não podem ser todos estudantes como eu. Eles não estão todos colocando isso numa inscrição para a universidade. Eu consigo alguma coisa com isso e eles não conseguem nada. Fale sobre egoísmo!”. 

Definitivamente Gilmore Girls é uma série que merece sua audiência! Ela é inteligente, divertida, não se resume a relacionamentos e sabe tratar de assuntos pesados com muita leveza.  

Todos os episódios podem ser encontrados na Netflix, inclusive o revival feito em 2016: Gilmore Girls: Um Ano para Recordar. Pode preparar seu sofá, porque será impossível não maratonar. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.