Filmes

Green Book: O Guia

  • Titulo original: Green Book
  • Ano de lançamento: 2019
  • Genero: Drama, Biografia
  • Duração: 2h10min
  • Nacionalidade: EUA
  • Censura: 12 anos

Sinopse

1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam. 

Informações: Adoro Cinema

Indicação da associada: Dayane Santos Oliveira de Faria, Promotora de Justiça:

Um filme que retrata a experiência de segregação racial vivida pelos negros nos Estados Unidos na década de 60. O filme traz a trajetória de um renomado artista preto que sai em turnê pelo sul dos Estados Unidos, onde experimentou situações de discriminação e humilhações. Apesar de o filme trazer a interessante construção de uma amizade entre o motorista branco e o artista preto, com a quebra de diversos paradigmas raciais enraizado naquele personagem (o motorista), chamo a atenção para as cenas em que se percebe que, ao mesmo tempo em que o personagem principal era aplaudido pelos brancos norte-americanos, a ele não era permitido socializar com esses mesmos admiradores em locais públicos, demonstrando a objetificação da pessoa preta. A pessoa preta estava ali tão somente para servir. Não obstante os significativos avanços alcançados na busca pelo reconhecimento da igualdade, ainda experimentamos esses vivências tão negativas, de enxergar a pessoa preta como alguém que está ali para servir, para divertir, mas nunca para conviver ou partilhar, o que permite concluir pela atualidade do tema exposto no longa. Hoje temos normas que impõem a participação das pessoas pretas em projetos artísticos, sociais e econômicos, trazendo a necessária visibilidade para os afrodescendentes, na tentativa de quebrar com essa famigerada cultura do racismo, mas é preciso ter a consciência de que se trata ainda de um caminho longo a ser percorrido. Por tais razões, indico o filme “Green Book” e convido o público para que se coloque no lugar daquele artista e se permita sentir, tanto quanto o motorista branco que, ainda na tensa época de segregação racial, sentiu e então conseguiu, ainda que em parte, o que tanto almejamos, a empatia pelo outro e a real mudança de ações.

Referências: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-256661/.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.