Filmes

Homem-Absorvente

  • Titulo original: Padman
  • Ano de lançamento: 2018
  • Genero: Comédia
  • Duração: 140 min.
  • Nacionalidade: índia
  • Censura: +14

Sinopse 

Apesar da humilhação pública e da resistência, um empreendedor vende um absorvente íntimo de baixo custo que até as mulheres mais pobres da Índia podem pagar. 

Indicação da associada Katia Kruger, promotora de Justiça: 

O Filme “Padman” é inspirador! Baseado em fatos reais, consta a história ocorrida no sul da Índia, de um homem (Arunachalam Muruganantham) que demonstrou profunda preocupação, empatia e amor por sua esposa, e que através de uma atitude firme em busca de uma forma de produzir absorventes a um custo mais baixo, transformou a vida de milhares de mulheres. 

O pano de fundo do roteiro é a saúde menstrual e todo o tabu que circunda a menstruação.  

Ele expressa indignação quando percebe que a esposa utiliza pedaços de panos velhos e sujos para conter o fluxo menstrual, e vai atrás de uma solução. 

A sua comunidade não entende o grande interesse dele por “assuntos femininos”, e acaba por bani-lo. Mas ele não desiste.  

Como todo bom filme indiano, tem uma fotografia belíssima, paleta de cores fortes, e música empolgante. Mas não é só. Consegue mesclar drama com comédia, e até mesmo nas cenas engraçadas, instiga reflexão. 

O filme é feito com muita sensibilidade na abordagem do tema de pobreza e higiene menstrual, mas também tem toques de protagonismo feminino, empreendedorismo e inovação.  

Há várias cenas que eu poderia destacar, mas uma em especial: a do discurso emocionante na ONU. 

Apesar do filme ter sido lançado em 2018, o tema continua sendo atualíssimo. 

Arunachalam Muruganantham (“Muruga”) em 2012, ganhou o prêmio de Inovação Nacional Indiana e em 2014, apareceu na lista de 100 pessoas mais influentes do ano pela Time. 

No Brasil houve recentemente a sanção da Lei 14.214/2021 que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, no entanto houve veto presidencial à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua. Deputados e Senadores ainda não analisaram o veto. Talvez seja pautada a sessão para março de 2022. 

Referência: Filmelier.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.