Filmes

O Menino que descobriu o vento

  • Titulo original: The Boy Who Harnessed the Wind
  • Ano de lançamento: 2019
  • Genero: Drama
  • Duração: 1h53min
  • Nacionalidade: EUA, Malawi, França, Reino Unido
  • Censura: 12 anos

Sinopse

Existe algo fundamentalmente contraditório no costume de identificar casos excepcionais dentro da sociedade e utilizá-los como modelos que qualquer um poderia seguir. William Kamkwamba (Maxwell Simba) foi um garoto inteligentíssimo, autodidata, que descobriu um método de criar energia eólica no meio das terras secas do Malawi, de modo a garantir a irrigação das colheitas e a sobrevivência de uma população faminta. O diretor Chiwetel Ejiofor faz deste caso real um exemplo sobre a importância dos estudos, da ecologia, de políticas humanitárias e do senso de comunidade. Em outras palavras, o garoto é instrumentalizado para caber dentro do formato narrativo e moral de uma fábula. Ele jamais representa a si mesmo, e sim algo muito maior: a importância das escolas, da união, da luta contra as opressões, do respeito ao próximo etc. Por esta razão, a história se transforma num grande tratado.

Informações: Adoro Cinema

Indicação da associada Vera Freitas Mendonça:

Uma história inspiradora. No meu ver apresenta o poder do conhecimento na vida das pessoas. Como uma pessoa motivada e com conhecimento pode mudar a vida de uma comunidade. Outro aspecto interessando é conflito de gerações, a dificuldade de um pai admitir que o filho esteja certo, de aceitar mudanças. O que ocorre em inúmeras famílias.  

 

___

Referências: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-259993/

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.