Filmes

Radioactive

  • Titulo original: Radioactivo
  • Ano de lançamento: 2020
  • Genero: Drama
  • Duração: 1h50min
  • Nacionalidade: Portugal
  • Censura: 14 anos

Indicação por Elhanei Librelotto

O filme bibliografia,  narra a vida de Marie Curie, ‘mãe’ da radiação, e mostra  a trajetória,  genialidade e dificuldades, de uma das cientistas mais importantes da história. Aborda o papel das mulheres nas ciências e as consequências, para a medicina, a indústria e a guerra, da descoberta de Curie.

Marie Curie, ou Maria Skłodowska-Curie, Polonesa naturalizada na França,, tem uma das histórias de vida mais inspiradoras das ciências. Em 1903, foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, na categoria de Física, junto com seu marido Pierre Curie e o cientista Henri Becquerel, pelas pesquisas e descobertas sobre a radiação.

Também, foi a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel, em duas categorias diferentes. A segunda recebeu  em 1911, após a trágica morte do marido, na categoria de química, pela descoberta dos elementos Rádio e Polônio (uma homenagem à sua terra natal), e os estudos sobre a composição e natureza de cada um deles. Primeira mulher a se tornar professora na premiada Universidade de Sorbonne.

Por ser mulher e cientista em pleno século XIX e início do XX, enfrentou vários obstáculos para conseguir manter a pesquisa ao longo da vida.  Foi proibida de estudar no seu país de origem, por ser mulher. Aos 24 anos foi obrigada a se mudar para a França,   para conseguir trabalhar como cientista, onde conheceu o também cientista, Pierre Curie, que se tornou seu marido.

“O filme conta a relação de Maria com uma sociedade que exigia um comportamento determinado das mulheres, o qual ela nunca esteve disposta a adotar, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para dificultar a situação, Curie foi uma polonesa vivendo na França em pleno período de ascensão do ultra-nacionalismo, que anos mais tarde faria com que o país se aliasse à Alemanha nazista.

Além disso, a biografia mostra como Curie lidou com as possibilidades e consequências que a descoberta da tão importante radiação abriram. Algumas das principais aplicações desse, até então, novo elemento, são apresentadas ao longo do filme. Entre elas, estão o tratamento de câncer, que, com a pesquisa de Curie, deixou de significar um atestado de morte, e trágica criação da bomba atômica.

O filme é baseado no romance gráfico ‘Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout’, lançado em 2010 e escrito por Lauren Redniss. Tem direção de Marjane Satrapi, cineasta e ilustradora, autora do filme e do romance gráfico Persépolis, e estrelado por Rosamund Pike (Garota Exemplar, Orgulho e Preconceito).

Disponível no Netflix.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.