Livros

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher

  • Titulo original: War's Unwomanly Face
  • Ano de lançamento: 2016
  • Autor(a): Svetlana Alexijevich
  • Genero: Jornalismo/Relatos
  • Páginas: 392
  • Nacionalidade: Ucrânia

Sinopse

A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Aleksiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

 

Indicação da associada Aysha Sella Claro de Oliveira:

Svetlana Aleksiévitch é a 14ª mulher a vencer o prêmio Nobel de Literatura de 2015. Sua obra traduz o sofrimento vivenciado pelas milhares de mulheres que lutaram por seu país na segunda guerra mundial. A autora, a partir de diversas entrevistas com mulheres soviéticas, traz histórias de jovens que entraram com uma imagem idealizada da guerra, mas saíram com marcas profundas no corpo e nas memórias, que não podem ser apagadas. No livro são retratadas as dificuldades por elas enfrentadas quando deixaram suas famílias e cidades para irem ao campo de batalha, além do sofrimento agravado pelo machismo no ambiente do exército, ausência de estrutura e equipamentos destinados para a soldada e, ao fim, a perda da feminilidade. Leitura que relata uma visão diferenciada sobre a guerra, a partir de corajosas mulheres.

-----

Referências:

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14086

https://www.amazon.com.br/guerra-n%C3%A3o-tem-rosto-mulher/dp/8535927433

https://www.saraiva.com.br/a-guerra-nao-tem-rosto-de-mulher-9341616.html

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.