Livros

Cartas Extraordinárias - a correspondência inesquecível de pessoas notáveis

  • Titulo original: Letters of Note: Correspondence Deserving of a Wider Audience
  • Ano de lançamento: 2014
  • Autor(a): Shaun Usher
  • Genero: Literatura
  • Páginas: 368
  • Nacionalidade: Reino Unido

Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci - Cartas extraordinárias é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós.

Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos. A organização de Shaun Usher cria uma experiência de leitura que proporciona muitas descobertas, e cada nova página traz uma bela surpresa para o leitor. Não apenas um deleite literário, mas também um livro-presente inesquecível.

Indicação associada Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande, que atua como Promotora-Corregedora na Corregedoria-Geral do MPPR:

Não há definição melhor do livro “Cartas Extraordinárias” do que uma publicada no Sunday Times que afirma que se trata do “equivalente literário a uma caixa de chocolates”.

É exatamente isso, sabe aquele dia em que precisamos ler algo que nos alegre ou emocione rapidamente? Pois abram em qualquer página e leiam um naco. Satisfação garantida.

Trata-se da coletânea de 125 (cento e vinte e cinco) cartas enviadas por pessoas célebres ou comuns (para outras célebres ou comuns) e que fazem um recorte ora divertido, ora emocionante, ora intrigante da história do mundo.

O mais interessante: constam no livro reproduções das cartas originais (ou seja, dá para enxergar o tipo de papel, o estilo da letra do remetente e até o timbre em algumas correspondências oficiais), uma aula de história subliminar, desvendada e degustada a cada página. Além da reprodução da carta original, consta a tradução e, de cada missiva, um breve comentário do organizador Shaun Usher, um confesso obcecado por correspondências, que durante quatro anos pesquisou e selecionou com cuidado o conjunto de cartas que faz parte do livro.

Uma obra surpreendente, que revela desde a carta redigida por um indivíduo que dizia ser “Jack, o estripador” e encaminhou uma correspondência a George Lusk, Chefe do Comitê de Vigilância de Whitechapel, em 1888, passando por correspondência enviada por Fiodor Dostoiévski a seu irmão, durante período em que foi preso, em 1849 (antes de escrever Crime e Castigo) até a divertida correspondência encaminhada ao então presidente dos Estados Unidos por três fãs de Elvis Presley desconsoladas com a convocação do cantor para servir ao exército, em 1958.

Cartas de amor, de pedidos de emprego, de recusa, de fãs, de desculpas, entre outras, que encantam o leitor a cada parágrafo. Um presente muito especial para quem gosta de ler, de escrever, para quem curte palavras, grafias. Um livro surpreendente e que tem o poder de tirar lá do fundo da alma da gente sensações diferentes a cada página. Aliás, um presente perfeito a ser oferecido a alguém especial que ama livros.

Referências:

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13736

https://www.saraiva.com.br/cartas-extraordinarias-a-correspondencia-inesquecivel-de-pessoas-notaveis-8244016/p

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.