Livros

Mulheres Que Correm Com Os Lobos

  • Titulo original: Women Who Run with the Wolves
  • Ano de lançamento: 1989
  • Autor(a): Clarissa Pinkola Estés
  • Genero: Estudos de gênero
  • Páginas: 500
  • Nacionalidade: EUA

Sinopse

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos.

Indicação associada Lucimara Rocha Ernlund, Promotora de Justiça: 

Lançado em 1992, o clássico “Mulheres Que Correm Com Os Lobos” completa , agora em 2021, 29 anos, congratulado e reconhecido pela missão de despertar mulheres para sua realidade interior.

A obra de mais de 500 páginas é um grande estudo sobre feminilidade. Sua autora, Clarissa Pinkola Estés, nascida em 1945, é psicóloga de formação junguiana, estudou antropologia e por quase duas décadas pesquisou contos, fábulas, histórias folclóricas e mitos ancestrais, de diversas partes do mundo, que utilizou como base para o desenvolvimento de seu trabalho.

Ao todo são 14 histórias, divididas em 14 capítulos, cuja sabedoria é dissecada e interpretada pela autora, numa escrita repleta de metáforas, alegorias e insights poéticos, que acabam por movimentar o subconsciente da leitora, sem que ela perceba, convidando-a a uma verdadeira viagem pelos subterrâneos da psique. 

Cada história tem enredo e personagens próprios. Identifica-se, contudo, um fio condutor que perpassa toda a obra, numa clara atmosfera de empoderamento psíquico feminino.

“Mulheres Que Correm Com Os Lobos” é muito mais que um convite ao auto resgate, é uma provocação, uma maneira delicada e sutil de causar indignação pelo que deixamos de ser, pelo que esquecemos, pelo que deixamos de dar a nós mesmas, pelos pactos inconscientes que fazemos ao longo da vida em prol de segurança e estabilidade, enquanto nossas almas clamam por vida.

Uma obra para ser lida com calma, cuidado e longas pausas para reflexão, sempre observando o seu próprio ritmo de leitura e processamento interno. Como Clarissa revela, "deve-se deitar com a história", pois se ela ficar apenas na superfície não há contato real com o arquétipo e não haverá possibilidade de transformação.

Enfim, acredito que é uma leitura para uma vida inteira e, mesmo depois de finalizada, deve ser revisitada sempre que possível, principalmente nos momentos de maiores desafios pessoais.

Se a leitura for realizada e sorvida com a alma, das páginas de Clarissa brotará uma força incrível, devastadora, mas também pacificadora, que não poderá ser traduzida em palavras.

A associada escreveu uma resenha detalhada sobre o livro, clique aqui para ler a versão completa!

Referências:

Livraria Cultura.

Livraria Travessa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.