Livros

O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres

  • Titulo original: The Beauty Myth: How Images of Beauty Are Used Against Women
  • Ano de lançamento: 1991
  • Autor(a): Naomi Wolf
  • Genero: Ciências Sociais; Estudos sobre as Mulheres; Feminismo & Teoria Feminista
  • Páginas: 490
  • Nacionalidade: Estados Unidos

Em 'O mito da beleza', Naomi Wolf enfrenta o que ela acredita ser a única trincheira ainda por derrubar para que a mulher possa obter sua igualdade em todos os campos. Para mostrar como a indústria da beleza e o culto à bela fêmea manipulam imagens que minam a resistência psicológica e material femininas, reduzindo as conquistas de 20 anos de lutas a meras ilusões, Naomi escreveu um livro com dados estatísticos.

Indicação associada Carolina Dias Aidar, que atua na 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos/PR:

Publicado em 1991, durante a terceira onda feminista, e relançado no Brasil em 2018, o livro “O Mito da Beleza”, da norte-americana Naomi Wolf, permanece muito atual, sendo leitura indispensável para a libertação do corpo feminino, ainda mais num país como o nosso, onde a aparência, sobretudo das mulheres, é hipervalorizada.

Imposto por uma sociedade machista e patriarcal, o mito da beleza é uma verdadeira ferramenta de controle das mulheres, através da manipulação da imagem, uma “cultura” criada para cercear a liberdade feminina.

Por meio de padrões estritos e ocidentais, a sociedade condiciona o modo de viver da mulher (e também do homem), do sucesso à felicidade, para que não consigamos nos libertar das amarras do patriarcado, acorrentando-nos às certezas invisíveis, afinal fomos levadas a acreditar que “nossa falta será descoberta e seremos lançadas à escuridão total: à velhice na pobreza, à solidão, à falta de amor”.

Referências: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/psicologia/o-mito-da-beleza-241531

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.