- Titulo original: The Beauty Myth: How Images of Beauty Are Used Against Women
- Ano de lançamento: 1991
- Autor(a): Naomi Wolf
- Genero: Ciências Sociais; Estudos sobre as Mulheres; Feminismo & Teoria Feminista
- Páginas: 490
- Nacionalidade: Estados Unidos
Em 'O mito da beleza', Naomi Wolf enfrenta o que ela acredita ser a única trincheira ainda por derrubar para que a mulher possa obter sua igualdade em todos os campos. Para mostrar como a indústria da beleza e o culto à bela fêmea manipulam imagens que minam a resistência psicológica e material femininas, reduzindo as conquistas de 20 anos de lutas a meras ilusões, Naomi escreveu um livro com dados estatísticos.
Indicação associada Carolina Dias Aidar, que atua na 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos/PR:
Publicado em 1991, durante a terceira onda feminista, e relançado no Brasil em 2018, o livro “O Mito da Beleza”, da norte-americana Naomi Wolf, permanece muito atual, sendo leitura indispensável para a libertação do corpo feminino, ainda mais num país como o nosso, onde a aparência, sobretudo das mulheres, é hipervalorizada.
Imposto por uma sociedade machista e patriarcal, o mito da beleza é uma verdadeira ferramenta de controle das mulheres, através da manipulação da imagem, uma “cultura” criada para cercear a liberdade feminina.
Por meio de padrões estritos e ocidentais, a sociedade condiciona o modo de viver da mulher (e também do homem), do sucesso à felicidade, para que não consigamos nos libertar das amarras do patriarcado, acorrentando-nos às certezas invisíveis, afinal fomos levadas a acreditar que “nossa falta será descoberta e seremos lançadas à escuridão total: à velhice na pobreza, à solidão, à falta de amor”.
Referências: https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/psicologia/o-mito-da-beleza-241531