Livros

Stoner

  • Titulo original: Stoner
  • Ano de lançamento: 1965
  • Autor(a): John Williams
  • Genero: Romance, literatura norte-americana
  • Páginas: 286
  • Nacionalidade:

Indicação da associada: Flavia Regina Lemos, Promotora de Justiça que atua na Coordenadoria de Recursos Cíveis

Sinopse: Stoner é a história da vida de um homem entre as décadas de 1910 e 1950: William Stoner, filho único de camponeses humildes, quase por acaso descobre sua paixão pelos estudos literários e se torna professor universitário. Em uma prosa linear e límpida, narram-se o progressivo afastamento de Stoner da própria família, as relações complicadas com os colegas, as amizades tragicamente marcadas pela guerra, a difícil vida conjugal, o impossível amor clandestino por uma professora mais jovem e o encontro com a morte. Stoner reage às provações da vida com aparente impassibilidade e silencioso estoicismo, emergindo como um inesquecível e trágico herói da vida cotidiana.

Comentário da associada: Nas primeiras linhas o autor já revela toda a vida de William Stoner, desde o pequeno povoado rural, passando pela Universidade do Missouri onde nunca transpôs a posição de professor assistente, “e poucos estudantes se lembravam dele com alguma nitidez após terem cursado suas disciplinas” (pag.1). No entanto, em seguida, o autor arrebata o leitor conduzindo-o ao universo de Stoner e sua história profunda, triste, sensível. Stoner, filho único, conta a seus pais agricultores que havia mudado de curso e receberia o diploma de Bacharelado em Letras, e o leitor experimenta a reação de sua mãe, como a expressão do abismo que agora se abre entre eles: “Sua mãe estava na sua frente, mas não o via. Seus olhos estavam apertados com força. Ela respirava pesadamente, seu rosto contorcido de dor, e seus punhos cerrados apertados contra as bochechas. Com assombro, Stoner se deu conta de que ela estava chorando, com força mas silenciosamente, e com a vergonha e o constrangimento de quem raramente chora.” (pag.28). A narrativa muito bem escrita pelo autor conduz o leitor a observar e talvez refletir sobre como agem os vilões na vida do herói, a esposa com a qual tinha chegado ao ponto em que “raramente falavam de si mesmos ou um do outro” (pag.122), e,  Lomax, que, motivado por sua própria condição, maliciosamente tenta destruir a carreira acadêmica do colega. A narrativa conduz ainda ao romance extraconjugal de Stoner com Katherine, capturando uma impetuosa paixão na qual “por longos momentos, eles se descobriam sem nada dizer.” (pag.191). É um livro pequeno que mostra com grandeza ímpar o invisível da vida.

Referências: Editora Rádio Londres

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.