Livros

Travessuras da menina má

  • Titulo original: Letters of Note: Correspondence Deserving of a Wider Audience
  • Ano de lançamento: 2006
  • Autor(a): Mario Vargas Llosa
  • Genero: Ficção, autobiográfica
  • Páginas: 302
  • Nacionalidade: Peru

O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou: o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily – inconformista, aventureira e pragmática – o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições.

Ricardo e Lily – ela sempre mudando de nome e de marido – se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes partes do mundo. Na Paris revolucionária dos anos 60, na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70, na Tóquio dos grandes mafiosos, e na Madri em transição política dos anos 80. Uma narrativa ágil, ao mesmo tempo vigorosa e terna, conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros.

Indicação associada Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande, que atua como Promotora-Corregedora na Corregedoria-Geral do MPPR:

Atenção! Trata-se de um livro que deve ser iniciado em um momento no qual exista disponibilidade para ler a primeira página e continuar. Daqueles que não tem como parar. De um de meus escritores preferidos, o peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de literatura, vem uma história repleta de reviravoltas, com personagens muito bem construídos.

Uma história de amor que perpassa por acontecimentos históricos da segunda metade do século XX. A vigorosa paixão dos personagens principais Ricardo e Lily é narrada em diferentes paragens e cenários no decorrer de quatro décadas. A relação disfuncional entre os personagens é descrita de forma rica, trazendo como pano de fundo acontecimentos históricos importantes, subtramas interessantes e como cenário, cidades do mundo que amamos (Paris, Londres, Tóquio e Madri), descritas com perfeição em seus lados iluminados e também obscuros. Um livro para rir, chorar, aprender e lamentar muito quando chega a última página, pois dá vontade que não acabe mais.

Referências:

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=27028089

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.