Notícias

1ª edição da turma do Curso de Defesa Pessoal para Mulheres em Maringá reuniu associadas e dependentes da região

Turmas anteriores ocorreram em Curitiba e essa edição foi a primeira no interior do estado
5 de agosto de 2022

No último sábado (30/07), ocorreu a 1ª edição da turma do Curso de Defesa Pessoal para Mulheres na cidade de Maringá. A aula prática contou com a participação de associadas e dependentes da APMP e ocorreu na Sala de Lutas da Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

Essa foi a 4ª turma do curso, ação realizada pela APMP, por meio da Diretoria de Mulheres Associadas, com a Assessoria Militar do Ministério Público do Paraná (MPPR), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MPPR. Já participaram da atividade cerca de 70 mulheres. 

O instrutor Tenente Cochek e a Tenente Jéssica abordaram fundamentos de deslocamento, guarda, defesa no solo (levantada técnica), esgrima, técnicas de asfixia (mata-leão), e desvencilhamento (braço, pescoço e cabelo). Também esteve presente o Cabo P. Nascimento, todos membros da Assessoria Militar do MPPR. 

A associada Alessandra Sandri Klock do Passo, promotora de Justiça, que auxiliou na organização da atividade em Maringá e região, compartilhou como foi a experiência: "O curso de defesa pessoal foi um momento de aprendermos técnicas simples, para evitar riscos em situações de violência, que não teríamos conhecimento se não fossem ensinadas e colocadas em prática através de instrutor capacitado. Além disso, foi um encontro de descontração entre Promotoras e Associadas".  

A associada Bianca Riva Ribeiro, promotora de Justiça em Cianorte, celebrou a iniciativa: "O curso de defesa pessoal, promovido pela APMP, foi importante para nos conscientizar da necessidade de treino de nossas habilidades físicas e mentais para que, em um eventual momento de crise, a reação adequada seja automática. Além disto, também foi um encontro alegre e divertido entre as colegas promotoras". 

Simone Rodrigues Borba Paim, promotora de Justiça em Mandaguaçu, comentou sobre os principais pontos positivos da atividade: "Eu amei o curso de defesa pessoal por vários motivos: pela competência e educação dos profissionais que o ministraram; pela interação entre as colegas promotoras e seus familiares, e pelas valiosas dicas de como ter ao menos noção de como agir em caso de sofrer um ataque pessoal. Parabéns aos organizadores. Que venham outros!". 

APMP realiza entrega de itens de higiene básica ao programa “Dignidade e Proteção” 

Em continuidade a iniciativa de arrecadação de itens de higiene básica para mulheres, ação que foi realizada desde a primeira edição do curso de defesa pessoal, as associadas e dependentes contribuíram com a doação de absorventes, shampoo, condicionador, sabonetes, fitas dentais, giletes, antisséptico bucal e desodorantes. A entrega da doação ocorreu nesta terça-feira (02/08), em Maringá, e foi feita pelas promotoras de Justiça Alessandra Sandri Klock do Passo e Michele Nader. A secretária da mulher de Maringá, Terezinha Pereira, recebeu os itens, que serão distribuídos ao programa “Dignidade e Proteção”. O projeto é realizado pela Secretaria da Mulher da Prefeitura de Maringá e tem como objetivo distribuir absorventes às pessoas que menstruam e se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Confira aqui as fotos da 1ª turma em Maringá. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.