Os dias entre 20 de novembro e 10 de dezembro marcam a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, uma mobilização anual que visa a conscientizar a população sobre as diversas formas de violência praticadas contra as mulheres. A APMP, por meio da Diretoria de Mulheres Associadas, apoia o movimento.
A iniciativa começa no Brasil no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e finaliza no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. Seus objetivos são:
Conscientizar sobre a necessidade de equidade entre homens e mulheres;
Informar sobre a exclusão das mulheres dos espaços de poder;
Mostrar que o preconceito, a discriminação e a violência causam prejuízos à sociedade;
Propor medidas de prevenção e enfrentamento à violência; e
Ampliar os espaços de debate com a sociedade.
Contextualização - A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas. Agressão física, sexual, patrimonial ou moral. Há também a violência psicológica, considerada como qualquer ação que cause algum dano emocional, diminuição da autoestima, prejuízo ao desenvolvimento da mulher e tenha como objetivo degradar ou controlar seus comportamentos, crenças e/ou decisões.
A campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" reforça a importância de nomear e discutir essas práticas para que possam ser reconhecidas e enfrentadas. Ao conscientizar a sociedade sobre esses comportamentos e suas consequências, busca-se promover uma cultura de respeito, igualdade e justiça para todas as mulheres.
Acompanhe as redes sociais da Associação e fique por dentro das publicações sobre o tema.