Notícias

2ª turma do curso de Defesa Pessoal para mulheres já tem data confirmada

Vagas limitadas. Inscreva-se
6 de junho de 2022

Após o feedback positivo de diversas associadas, a APMP retorna com a 2ª turma do curso de Defesa Pessoal para mulheres! A aula prática está confirmada para o dia 25 de junho, a partir das 9h, no Salão Nobre da sede administrativa da APMP, em Curitiba. A ação é uma realização conjunta com a Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (ASSEMP-PR); e a Assessoria Militar do Ministério Público (AMMP), com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MP. Ao término da prática, haverá um coffee break para as participantes. 

O evento é voltado para associadas/dependentes da APMP, servidoras do MPPR e associadas da ASSEMP-PR e será orientado e conduzido pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), da Assessoria Militar do Ministério Público, com base nos direcionamentos do Assessor Militar. As interessadas precisam realizar a inscrição, que é gratuita, até o dia 22 de junho. Serão ofertadas 20 vagas. Inscreva-se aqui

Mariana Dias Mariano, Diretora de Mulheres Associadas da APMP, comentou sobre a prática: “A aula de Defesa Pessoal nos ensina a praticar técnicas para que possamos nos proteger em situações inesperadas - seja na nossa profissão, seja fora dela. Além de ser uma técnica de proteção, desenvolve a auto confiança, promove a integração com as colegas, e ainda é um exercício físico dinâmico e divertido". 

A Diretora já adianta que esta ação será contínua: "Após a segunda turma, a APMP pretende dar continuidade a essas aulas de maneira permanente, com as colegas que tiverem interesse”. 

Major Caron, da Assessoria Militar do MPPR, que também estará presente nesta segunda turma, explica sobre os principais objetivos da prática: “O treinamento em Defesa Pessoal visa o desenvolvimento de habilidades, potencialidades físicas e cognitivas, a partir de movimentos simples, buscando diante de uma ameaça garantir a própria integridade ou de terceiros”. 

Ainda, o Major ressaltou a importância da realização da prática para as mulheres: “Entendemos ser primordial que as procuradoras e promotoras de Justiça tenham conhecimentos básicos dessas técnicas. Pela atuação ministerial, elas se inserem em contextos que requerem atenção quanto a sua segurança, pois pessoas mal-intencionadas podem intentar contra sua integridade, em audiências, atendimentos ou eventos públicos. Fora que vivemos numa sociedade com índices de violência consideráveis, principalmente em relação às mulheres”. 

Os instrutores Tenente Cochek e Tenente Jéssica também estarão presentes nesta 2ª turma. A Tenente Jéssica felicitou a continuação das aulas: “Estamos muito felizes em poder desenvolver a 2ª edição da Aula de Defesa Pessoal para as associadas. Ter noções básicas de Defesa Pessoal é fundamental para as mulheres diante do cenário de violência social que vivenciamos. Mas acredito que para mulheres promotoras e procuradoras de Justiça é ainda mais importante estar condicionada mental e fisicamente para agir em situações de ameaça contra sua integridade física. Afinal, a profissão impõe cenários que por vezes a colocam em situação de vulnerabilidade. Por isso estamos fomentando essa aula de Defesa Pessoal em parceria com a APMP, buscando que cada vez mais mulheres se interessem e estejam aptas para se defender, caso precisem”.  

A Tenente finalizou fazendo um convite a todas: “A 1ª edição foi um sucesso, com um feedback muito positivo das participantes. Então, convidamos as associadas, que não puderam participar naquela oportunidade, a virem até a sede da APMP no dia 25 de junho e aprenderem conosco técnicas básicas de defesa”. 

A associada Caroline Mezzaroba, promotora de Justiça substituta, que participou da 1ª turma do curso, comentou como foi a experiência: "Participei da primeira aula de Defesa Pessoal e achei muito proveitosa, pois aprendemos técnicas iniciais para nos desvencilharmos de eventual ataque sofrido. Pretendo participar das próximas para aprimorar os ensinamentos e me sentir mais segura diante de circunstâncias adversas". 

Arrecadação de itens de higiene básica para mulheres 

A campanha de arrecadação continua. No dia da aula serão arrecadados itens de higiene básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, encarceradas em penitenciárias ou em situação de rua. O propósito é arrecadar absorventes descartáveis, lenços umedecidos íntimos, sabonetes, peças de roupas íntimas, entre outros. Os itens serão entregues ao Coletivo Igualdade Menstrual

Serviço 

2ª turma - Curso Defesa Pessoal para mulheres

Data: 25/06/2022 

Horário: 09h 

Local: Salão Nobre - Sede Administrativa - Rua Mateus Leme, 2018 - 3º andar, Centro Cívico, Curitiba/PR 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.