Notícias

2ª turma do curso de Defesa Pessoal para Mulheres reuniu associadas da APMP e servidoras do MPPR

Veja como foi
1 de julho de 2022

No último sábado, dia 25 de junho, mais de 20 mulheres, entre associadas, dependentes e pensionistas da APMP; e servidoras do MPPR, participaram da 2ª aula prática de defesa pessoal feminina. 

O encontro foi resultado de uma realização conjunta da APMP com a Assessoria Militar do Ministério Público (AMMP), com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MP. Ainda, esta foi a primeira turma em que as servidoras do MPPR tiveram a oportunidade de participar da aula, devido à parceria da APMP com a ASSEMP-PR. 

A aula contou com a instrução de técnicas em que as mulheres possam se utilizar para se defender em possíveis casos de ataque. Ao decorrer da aula, as participantes colocaram em prática esses ensinamentos. 

A Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Mariana Dias Mariano, esteve presente na ocasião. O Tenente Cochek e a Tenente Jéssica foram os instrutores da aula, que também contou com o apoio do Major Caron, e do Cabo P. Nascimento, todos membros da Assessoria Militar do MPPR.  

A Assessoria Militar tem como função propiciar a segurança institucional do principal ativo do Ministério Público, que são as pessoas, sejam elas membros, servidores, estagiários, entre outros. Por meio destas ações, tem como objetivo proporcionar uma maior segurança em momentos de perigo no dia a dia, além de situações que possam acontecer durante a atuação das mulheres no Ministério Público. 

Ao término da prática, todas desfrutaram de um coffee break com diversas opções saudáveis, como frutas, sucos, chás, bolos e pães integrais.  

No dia do encontro, as participantes contribuíram com itens de higiene básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social (absorventes descartáveis, lenços umedecidos íntimos, sabonetes, peças de roupas íntimas, entre outros). Os itens serão entregues ao Coletivo Igualdade Menstrual

Confira alguns relatos das participantes da aula: 

Acredito ser essencial as mulheres terem noções básicas de auto defesa, as técnicas repassadas durante as aulas podem auxiliar a escaparmos de uma situação de agressão. Por isso parabenizo a direção da APMP por mais essa iniciativa”. Renata Soares, dependente da APMP. 

“Eu, Helena Beatriz, gostaria de dizer adorei aula de Defesa Pessoal, super importante para as mulheres, nestes dias atuais como está a situação da violência, acredito que todas as mulheres deveriam ter essa oportunidade! Agradecimento ao Ministério Público, professores e todos os envolvidos.Helena Beatriz Colonhesi do Amaral, pensionista da APMP. 

Parabenizo a iniciativa da Diretoria de Mulheres e agradeço pela oportunidade de participar de um curso tão importante para nós mulheres. Hoje vivemos em uma sociedade marcada pelo alto índice de violência e este curso nos dá noções básicas de defesa pessoal e de algumas técnicas para usarmos nas mais diversas situações”. Clea Oliveira, dependente da APMP. 

O Tenente Cochek e a Tenente Jéssica explicaram de forma simples e didática noções básicas de defesa pessoal. A prática dos exercícios foi muito proveitosa, porque é notório que mulheres estão mais expostas e vulneráveis a agressões físicas. Estou ansiosa para as próximas aulas! Ana Carolina dos Santos Cacione, servidora do MPPR. 

Ficou interessada em fazer esta aula de defesa pessoal? A 3ª turma já tem data, ocorrerá no dia 09 de julho. Inscreva-se aqui

Além disso, já existe uma programação para uma outra turma, a ser realizada em Maringá, no dia 30 de julho. Em breve serão divulgados mais detalhes. 

Veja aqui como foi a aula. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.