Notícias

Acolhimento Familiar é pauta de reunião entre associada e instituições

Mabiane Czarnobai reunida na ALEP
27 de maio de 2019

A associada Mabiane Czarnobai Message, promotora de Justiça de Curitiba, esteve reunida na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), no dia 08 de maio, com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai Paraná), o deputado Estadual, Cobra Repórter, e com a representante da ONG Recriar, Ana Lúcia Cavalcante.

Na oportunidade, conversaram sobre os meios de impulsionar o Acolhimento Familiar em todo o estado do Paraná.

Segundo a promotora Mabiane, desde o ano passado vem sendo adotados inúmeros esforços visando a implementação do Programa de Acolhimento Familiar no município de Curitiba, tendo em vista a importância do tratamento individualizado e singular, baseado no amor, carinho e afeto direcionados diretamente ao protegido. Diante da demora do Município de Curitiba na implementação do programa, decidiu-se buscar meios de movimentação da mídia para mobilizar e sensibilizar a população acerca da importância do tema, o que também foi discutido na reunião com o presidente da Criai.

O Programa de Acolhimento Familiar é uma modalidade de acolhimento provisório, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente e prioritária em relação ao acolhimento institucional (aquele realizado em uma instituição, como as casas de acolhimento), realizado em favor de crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias naturais por ordem judicial, até que possam retornar ao convívio familiar ou sejam inseridos em família substituta. Acontece em residências de famílias cadastradas e preparadas para receber uma criança, um adolescente ou um grupo de irmãos, realizando a função de assisti-los e protegê-los temporariamente.

Saiba mais sobre o Acolhimento Familiar aqui.

Ainda, no dia 22 de maio, a associada Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça de Curitiba, e o associado David Kerber de Aguiar, promotor de Justiça de Araucária, estiveram presente na audiência pública para discutir ações relacionadas à Adoção e ao Apadrinhamento Afetivo, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Cerca de 200 pessoas participaram (veja mais aqui). 

Na ocasião, os associados receberam certificados pelo trabalho desenvolvido em prol das crianças e adolescentes. Mariana sentiu-se muito grata pela honraria e comentou  Temos que jogar luz na questão dos (as) adolescentes acolhidos (as) de Curitiba”.

Reunião 08/05/2019 - ALEP

Audiência Pública em 22/05/2019 - ALEP

 

Com informações: MPPR e Criai Paraná

Fotos: Criai Paraná e acervo pessoal

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.