Notícias

APMP e MPPR promoveram uma Roda de Conversa sobre Violência Contra Mulher

Promotoras conversaram sobre o tema com colaboradoras do serviço terceirizado do MPPR
16 de dezembro de 2022

Na última segunda-feira, 12 de dezembro, a APMP, por meio da Diretoria de Mulheres, e o Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Comitê de Igualdade de Gênero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE) e da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMP), promoveram uma manhã diferente às colaboradoras do serviço terceirizado do MPPR. As mais de 100 participantes puderam ouvir sobre um tema que preocupa toda sociedade: a Violência Contra Mulher. 

Compuseram a mesa de abertura a subprocuradora-Geral de Justiça do MPPR e coordenadora do Comitê de Igualdade de Gênero do MPPR e da ESMP, Samia Saad Gallotti Bonavides; o procurador de Justiça do MPPR e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; a promotora de Justiça com atuação no CAOP de Direitos Humanos e coordenadora do NUPIGE e Diretora Social da APMP, Ana Carolina Pinto Franceschi; a promotora criminal, assessora da Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SUBJUR) do MPPR e integrante da Diretoria de Mulheres da APMP, Symara Motter; a promotora de Justiça e Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano; e a promotora de Justiça com atuação na promotoria de enfrentamento à violência doméstica, Clarice Bonelli Santos Salgado

A Roda de Conversa foi aberta pela Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias, que explicou sobre a parceria entre APMP e Ministério Público para a realização do evento. O encontro encerrou as ações desenvolvidas pela Associação na Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “A APMP procurou a Instituição para a promoção deste evento e foi prontamente atendida, então, agradeço por mais essa parceria. Associação e MP precisam andar juntos para promover o Fim da Violência contra mulheres na sociedade e possibilitar também que dentro da Instituição exista cada vez mais iniciativas para a verdadeira equidade de gênero,” comentou Dias. 

Na sequência, fizeram uso da palavra Samia Saad Gallotti Bonavides e Olympio de Sá Sotto Maior Neto. Ambos destacaram a importância do trabalho desenvolvido pelas colaboradoras presentes no evento e reforçaram que a partir daquele momento todas se tornavam agentes multiplicadores, com informações importantes para ajudar mulheres que sofrem essa violência. Um ato de violência que ocorre pelo simples fato de ser mulher. 

A palestra foi conduzida por três associadas da APMP: Symara Motter, Ana Carolina Pinto Franceschi e Clarice Bonelli Santos Salgado. Symara iniciou a conversa e trouxe dados alarmantes atualizados sobre a violência sofrida pelas mulheres. Ana Carolina foi a segunda a falar e apresentou exemplos dos diversos tipos de violência que a mulher sofre, explicando que não existe apenas a violência física, mas também a psicológica, patrimonial, sexual e moral. A coordenadora do NUPIGE também explicou sobre a Lei Maria da Penha e fez um breve histórico do dispositivo legal, enaltecendo sua importância, uma vez que foi o primeiro ordenamento jurídico para a proteção das mulheres nos casos de violência. Já Clarice finalizou a palestra reforçando a importância de se denunciar os casos de violência, apresentou os canais disponíveis às vítimas e como buscar ajuda. Bonelli falou também sobre feminismo e asseverou que apesar dos dados serem preocupantes acredita ser possível mudar essa realidade, principalmente, se na formação da nova geração seja conversado, desde cedo, sobre a igualdade entre homens e mulheres. 

Após a palestra, as promotoras de Justiça se colocaram à disposição para conversar com as colaboradoras, inclusive reforçaram que as salas de cada promotoria estão abertas para recebê-las. 

Por fim, as participantes puderam degustar de um coffe-break ofertado pela APMP. 

Veja aqui as fotos do evento.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.