No dia 28 de fevereiro, a Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Nayani Kelly Garcia, participou da reunião periódica do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público, que ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.
Na reunião, as discussões se concentraram na análise de formulário de pesquisa a ser aplicado ainda no primeiro semestre de 2018. O intuito do questionário é obter um retrato das instituições, com dados tabulados e analisados estatística e sociologicamente, para traçar estratégias e ações a fim de promover a melhora dos índices de igualdade entre homens e mulheres em três etapas das carreiras: ingresso, provimento/progressão e acesso a posições de decisão/administração.
As semelhanças e diferenças entre as diversas instituições são levadas em conta e trazem riqueza de situações para as discussões.
A partir desses diálogos preliminares já se projetam propostas para interferir, com efetividade, na questão de gênero e as carreiras jurídicas. Entre elas, a criação e utilização sistemática de banco de dados nas respectivas instituições, que cadastre o perfil de procuradoras ou magistradas em termos de produção teórico-acadêmica, participação em bancas e eventos, além das áreas de interesse de estudo ou pesquisa, tomando para modelo a plataforma de curriculum “Lattes” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A próxima reunião do Grupo ocorrerá no dia 25 de abril, em Curitiba.
Instituições Integrantes
O Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público é composto por representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), Ministério Público do Paraná (MPPR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR), Justiça Federal do Paraná (JF-PR), Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra), Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).