Artigos

Artigo: Dia Internacional das Mulheres, um marco na luta pela igualdade e uma data para reflexão

Leia o artigo da associada Susana Broglia Feitosa de Lacerda
23 de março de 2023

Em virtude do Dia Internacional das Mulheres, a associada e promotora de Justiça de Londrina, Susana Broglia Feitosa de Lacerda, publicou um artigo no jornal CBN Londrina, tratando de igualdade de gênero e discutindo os direitos das mulheres. Leia o texto na íntegra:

ARTIGO

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em mais de 100 países como um momento de celebrar conquistas, mas também de cobrar mais direitos. E como surgiu a data? De todas as teorias existentes, a mais aceita no mundo todo é de que ela nasceu em 1910, após uma conferência na Dinamarca que discutiu a igualdade de direitos entre homens e mulheres. 

Mas, por que o 8 de março? É que neste dia, em 1917, milhares de russas se juntaram para uma grande manifestação que pedia mais direitos para as mulheres, além do fim da 1ª Guerra Mundial e do desemprego. Os anos se passaram e a data foi se consolidando como um dia de luta junto ao movimento socialista, na Rússia e em outros países do bloco soviético. 

Mas, só em 1975 a Organização das Nações Unidas reconheceu o 8 de março como um dia de celebrar os avanços e a luta pelos direitos das mulheres. A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, avalia que a data, antes de mais nada, é um momento de reflexão e representa a luta histórica, constante e permanente. Apesar das desigualdades que persistem, ela acredita que houve avanços. 

Para a promotora dos Direitos Humanos de Londrina, Susana de Lacerda, o 8 de março é motivo, sim, de comemoração, pela maior discussão do machismo e dos avanços na legislação, como a lei Maria da Penha, por exemplo. Mas, a promotora cita a violência contra as mulheres e as desigualdades no mercado de trabalho como dois grandes desafios a serem superados. 

Uma das sete parlamentares da atual legislatura da Câmara Municipal, a vereadora Lu de Oliveira diz que a história de luta das mulheres sempre foi marcada por muitas dificuldades e que a data é, antes de mais nada, um momento de reflexão. 

Autora: Susana Broglia Feitosa de Lacerda, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná  

Acesse aqui o artigo publicado no site da CBN Londrina.

Com informações: CBN Londrina.  

Foto capa: Freepik. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.