Notícias

Associada Amanda Ribeiro dos Santos age contra a violência de gênero em meio à pandemia

Promotora atua na comarca de Jaguapitã
16 de abril de 2020

A associada Amanda Ribeiro dos Santos, Promotora de Justiça que atua na comarca de Jaguapitã, relata as ações que estão sendo tomadas na luta contra a violência de gênero.

Entre as atividades desenvolvidas, está a divulgação nas redes sociais dos números de WhatsApp da Promotoria e da Assistência Social da região, bem como da Polícia Militar, divulgando à população os canais disponíveis para denúncia.

A associada descreve que foram criados fluxos de atendimento das vítimas na própria rede de proteção já existente, com encaminhamento de casos para o Ministério Público para requerimento de medidas protetivas, quando necessário.

Ainda, Amanda relata que houve casos em que a vítima teve atendimento domiciliar e o relatório da Assistência Social foi encaminhado para adoção das medidas cabíveis. Em outro caso, a vítima entrou em contato por meio do WhatsApp da Promotoria e relatou o cenário de violência doméstica. Os documentos e o relato por vídeo foram encaminhados de forma eletrônica, o que também ensejou o pedido de medidas protetivas, além de iniciada a investigação criminal, mantendo-se a vítima em casa em isolamento social.

Além disso, há o trabalho necessário para a manutenção do enfrentamento do Covid-19. A Promotora conta que há reuniões constantes com os Secretários Municipais e também com Membros da Sociedade Civil, visando articular e cobrar a adoção das medidas necessárias à estruturação do sistema de saúde, como elaboração do plano de contingência, aquisição de insumos, capacitação das equipes e divulgação das informações pertinentes à população.

A Promotoria de Justiça também efetivou ações junto às mídias locais, reforçando a responsabilidade coletiva no tocante ao isolamento social e respeito às medidas sanitárias.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.