Notícias

Associada Amanda Ribeiro dos Santos realiza palestra sobre bullyng

Palestra ocorreu na cidade de Guaíra
1 de agosto de 2018

No dia 25 de julho, a associada Amanda Ribeiro dos Santos, promotora de Justiça Substituta, participou do 1º Fórum Intermunicipal de Educação, realizado em Guaíra, como palestrante convidada, para trabalhar o tema “A importância do combate ao bullyng no ambiente escolar”.

O fórum foi organizado pela Secretaria de Educação do Município de Guaíra e teve apoio do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Editora Positivo, do Projeto de Educação inclusiva Juntos Somos +, da Universidade Paranaense (Unipar) e da Associação Cultural e Esportiva de Guaíra (ACEG).

Com duração de dois dias (25 e 26/07), o evento trouxe o tema “A escola de portas abertas para a diversidade” e teve a participação de mais de 400 profissionais de educação das cidades de Guaíra, Mundo Novo, Terra Roxa e Cascavel, além de estudantes do curso de formação de docentes e da pedagogia.

Amanda Ribeiro contou como surgiu a demanda em tratar sobre o assunto: “Desde que cheguei a Guaíra, tenho conversado com o Município sobre a diversidade cultural pouco aproveitada. É um município com diversas e ricas histórias pouco exploradas. Nesse sentido, é necessário um movimento de valorização. Entre as ações, foi aberto um PA para acompanhar a implantação da Lei Federal 13.185/2015 no Município de Guaíra (MPPR-0057.18.000324-6) e incentivar ações dentro das escolas. A Secretaria de Educação então promoveu o Fórum ‘A escola de portas abertas para diversidade’, visando à capacitação dos profissionais e uma nova visão para tratar do tema”.

Dessa forma, com a criação do Fórum e o convite para a participação da palestra, a promotora explica como foi e o que tratou durante o evento: “Fui convidada para tratar do tema e fiz a proposta da palestra "A importância do combate ao bullying no ambiente escolar". Foram abordados o conceito legal, as obrigações legais decorrentes da Lei Federal 13.185/2015 e a Lei Estadual 17.335/2012, os aspectos que levam a caracterizar uma conduta como bullying (frequência, desequilíbrio de força ou poder e intenção), dados estatísticos, as formas, a finalidade legal, o uso seguro da internet (cyberbullying), ações positivas, a doutrina da proteção integral que já consagrava o combate ao bullying e a cultura da paz nas escolas como fruto de uma construção coletiva”.

O trabalho de Amanda Ribeiro, que ingressou ao Ministério Público do Paraná (MPPR) há 01 ano, tem sido reconhecido em sua comarca de atuação. Para ela, esse resultado é muito satisfatório: “Tem sido muito gratificante atuar como Promotora de Justiça e colaborar para microrrevoluções diárias, bem como incentivar as pessoas a traçar novos projetos em prol do coletivo. O evento foi muito elogiado pelos participantes, resultado de uma construção coletiva do Município, após o incentivo do MP”.

Para concluir, a associada enfatizou que os dilemas sociais só terão solução com a ajuda coletiva de instituições nas áreas de educação, cidadania, entre outros: “Além de figurar em região de Fronteira e enfrentar os problemas decorrentes dessa posição geográfica (rota de tráfico, armas e contrabando), a cidade de Guaíra é marcada por diversos conflitos fundiários desde muito tempo, os quais fomentam o discurso de violações aos direitos humanos. Nesse sentido, somente o investimento na educação, análise crítica e valorização da diversidade pode resultar em novos marcos civilizatórios para o bem comum”.





Com informações: Município de Guaíra

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.