Notícias

Associada atua em Projeto de atendimento aos autores de violência doméstica

Projeto é realizado em Cianorte
29 de março de 2019

A associada Elaine Lopo Rodrigues, promotora de Justiça da Comarca de Cianorte, apresentou, durante o seminário sobre gênero do Ministério Público do Paraná (MPPR), Projeto de atendimento aos autores de violência doméstica, realizado em parceria com Adrieli Volpato Craveiro, assistente social do MPPR, e integrantes de outros órgãos - Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e Município (Ouvidoria da Mulher).

No grupo, são reunidos homens com histórico de agressão, encaminhados a partir de notificações de mulheres no MPPR por medida protetiva. Até o mês de março de 2019, já foram atendidos cerca de 230 homens por meio do grupo, que é referência entre 44 trabalhos semelhantes acompanhados pelo MPPR, por meio do Centro de Apoio Operacional de Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos. Com a realização do programa, a taxa de reincidência registrada foi de menos de 1% (apenas dois homens voltaram a agredir as companheiras).

Elaine comentou sobre o início do projeto: “Quando começamos, tivemos que lidar com o preconceito inclusive dentro da instituição. Muita gente questionava: ‘Por que atender o agressor? Tem que penalizar! Isso não adianta nada!’”. “Conseguimos provar com números que essa ação preventiva é realmente eficaz para combater a violência contra as mulheres”, afirmou. Ainda, destacou que a implantação desse tipo de serviço está prevista na Lei Maria da Penha - Lei 11.340/2006.

Saiba mais sobre o Projeto aqui.

Com informações e foto: MPPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.