Notícias

Associada Cristiane Aparecida Ramos ajuda a florir Palotina

Parceria do MP com prefeitura transforma lixões em floreiras
19 de novembro de 2021

O município de Palotina, no Oeste do Paraná, detectou diversos pontos da cidade em que a população fazia o descarte inadequado de resíduos sólidos e a prefeitura não vencia fazer a limpeza. Daí surgiu a ideia de fazer canteiros de flores nos locais e foi desenvolvido o projeto Florir.

A Prefeitura fez parceria com a associada Cristiane Aparecida Ramos, promotora de Justiça da Comarca. “Decidimos fazer canteiros de flores para que as pessoas não joguem mais lixo nesses locais”, explica Cristiane. 

O primeiro local escolhido foi o ponto de entrada que dá acesso ao município (sentido Terra Roxa). O local tem uma pracinha que se tornou um depósito de entulhos causando uma má impressão a quem chegava à cidade. “Era como se a cidade não tivesse uma coleta organizada, o que ela tem e é uma cobrança do MP”. 

Há dois meses, foi feito um canteiro de flores, tornando o ambiente mais limpo, mais bonito e mais seguro. Outro ponto da cidade que passou por revitalização, foi a Rua das Flores, no bairro Pôr do Sol, (um bairro bastante populoso e popular), que por ironia não tinha uma única flor e estava cheia de entulhos. Foi feita uma parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e com o comitê Mulher Sicredi que contratou uma artesã que criou 26 floreiras, distribuídas principalmente, nas esquinas da rua que tem apenas três quadras.  

As floreiras são feitas de pneus usados que a Prefeitura e particulares teriam que pagar para fazer o descarte. As mudas foram plantadas pelos alunos da Escola Arco-íris e seus familiares. 

A próxima etapa é a do envolvimento dos moradores da rua que serão responsáveis pela manutenção e, em seguida, a ampliação com a colocação de uma floreira por morador. “Fizemos um trabalho integrado de recuperação com educação ambiental, reciclagem de materiais e saúde pública, buscando o bem-estar da população porque esses lixões clandestinos podem se tornar locais de proliferação de doenças”, explica a promotora que atua nas áreas da Saúde e do Meio Ambiente.

O projeto prevê, até 2024, a remodelagem de diversos espaços públicos, junto com a administração do município. Estão sendo buscadas novas formas de Parceria Público-Privada que permitam que esses espaços públicos sejam adotados por empresas privadas. 

Fotos: Acervo pessoal Cristiane Aparecida Ramos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.