Notícias

Associada Cristiane Aparecida Ramos participa do FABÍULA MAROSO PODCAST

Tema principal foi o Projeto Girassol – Semeando Esperança
4 de março de 2024

A associada Cristiane Aparecida Ramos participou, na última quarta-feira (28), do FABÍULA MAROSO PODCAST, ao lado da conciliadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Ridiana Gasparrini. Ambas explicaram sobre o trabalho do sistema judiciário e Ministério Público na região de Palotina. 

O principal tema abordado dentro do podcast foi o Projeto Girassol – Semeando Esperança criado com o objetivo de oferecer apoio e amparar as vítimas de crimes. 

“O projeto Girassol baseia-se em técnicas de justiça restaurativa. As vítimas de crimes serão convidadas a participar de um pré-círculo onde serão explicadas as técnicas usadas assim como a importância e no que consiste o projeto. Com o aceite das vítimas, elas participarão de seis ciclos de construção de paz, com encontros mensais na unidade do judiciário da comarca de Palotina, estas serão incentivadas diante da importância do acolhimento e das técnicas utilizadas”, explicou Cristiane Ramos. 

Ela contou ainda que as vítimas poderão ser convidadas pelo Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público, e que a participação é importante para quem passou por alguma situação de crime ou tentativa de crime. 

“É preciso dar a oportunidade para que ela (a vítima) expresse e valide sua raiva, seu medo e dor para fazer do processo restaurativo uma experiência de justiça (que não se deve confundir com vingança). Essas respostas poderão dar início ao processo de recuperação que pode ser longo, pode até não ressarcir suas perdas materiais, nem aplacar seu luto pela dor física ou perda de um ente querido (em casos mais graves), mas poderá transformar o medo em necessidade de seguir como sobrevivente com alguma sensação de segurança”, complementou a associada. 

Assista abaixo na íntegra o podcast: 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.