A Associada da APMP e Procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo participou, na última quarta-feira (7), do Seminário “O Ministério Público e a Defesa do SUAS”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP/PE).
O evento teve como objetivo fomentar a discussão acerca da relevância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na efetivação dos direitos fundamentais, além de destacar a importância de o Ministério Público atuar de forma estratégica para o fortalecimento da Política de Assistência Social no país.
Durante o seminário, realizado de forma híbrida — presencialmente no auditório da ESMP, em Recife (PE), e virtualmente —, foi lançada a cartilha “A Infância é SUAS” e apresentado o projeto “MP SUAS”, ambos voltados à promoção da proteção social a crianças e adolescentes.
Mônica, que também coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOP) de Proteção à Assistência Social do MPPR, participou como expositora na mesa-redonda “O Ministério Público e a Defesa do SUAS”, com mediação de Fabiano de Melo Pessoa e Aline Arroxelas Galvão de Lima.
Em sua fala, destacou os desafios enfrentados na consolidação do SUAS, os avanços já conquistados e as perspectivas de atuação do MP na garantia de uma assistência social efetiva e humanizada, especialmente por meio da atuação dos CAOPs.