Notícias

Associada descobre um novo hobbie: Jardinagem de suculentas

Conheça as combinações de suculentas criadas por Tarcila Santos
10 de maio de 2018

Recentemente a associada Tarcila Santos Teixeira, promotora de Justiça, descobriu uma nova paixão, a jardinagem de suculentas. A jardinagem é a arte de cultivar e manter plantas para ornamentar espaços, internos ou externos, tornando-os, na maioria das vezes, mais agradáveis e bonitos. Ela pode ser uma atividade profissional ou um hobbie. No caso da associada da APMP a alternativa que se enquadra é a última.

Para Tarcila, esse hobbie traz diversos benefícios: “É a atividade que me distrai, que faz abstrair o pensamento, me dá satisfação pelos pequenos ‘desafios’, já que sempre estou tentando fazer algo diferente e procurando formas menos convencionais de trabalhar com as suculentas”.

As suculentas são plantas com grande capacidade de armazenar água na raiz, no caule ou nas folhas e tem grande resistência à seca. Na maioria das vezes são pequenas e, para os admiradores, encantam com suas variedades de formas, cores e tamanhos.

Tarcila relatou à APMP que sempre gostou muito de plantas, cultivava espécies tanto de jardim, quanto as próprias para vasos. Como sempre morou em casas, a associada tinha espaço para a sua ‘adoração’, que segundo ela não tinha limites. Contudo, a situação mudou quando chegou em Curitiba e passou a morar em um apartamento. “Chegando em Curitiba, fui morar em apartamento e a limitação de espaço me obrigou a contentar-me com poucos vasos na sacada, quando passei a me dedicar mais às orquídeas. Entretanto, as orquídeas, além de espaçosas, são perenes, de forma que não demandam muita “lida”, o que me frustrava diante da vontade de colocar a “mão na massa”… Daí descobri os cactos e suculentas, espécies pequenas e delicadas, que permitem várias e inusitadas possibilidades de criação, que cabem e dão graça a qualquer “cantinho”. Então, voltei a me divertir com as plantas! É tudo muito recente, e a vontade de criar sempre algo diferente está me motivando dia a dia. Agora começarei a me aventurar nos terrários (pequenas “cenas”, com mini objetos decorativos, como casinhas, pessoas, animais, etc)”.

 

Criatividade

Para se inspirar e fazer suas composições de suculentas e cactos, além de comprar revistas e acessar sites da área, a associada frequenta gardens, mercados de flores e lojas de artesanato: “ Nestes locais sempre encontramos novidades e inspirações. Nas fotos, vocês verão uma miniatura de moldura de espelho, onde montei um quadrinho com suculentas, e miniaturas de uma banheira e um lavatório, que tem o tamanho de uma xícara”.

 

Tempo x Suculentas

A promotora confessou que não tem muito tempo para cuidar das suculentas, por isso utiliza o final de semana para a atividade. “Durante a semana, infelizmente, quase não sobra tempo para isto, com exceção de pequenas podas e regadas que faço a noite. Basicamente, trabalho com as suculentas nos momentos de folga, aos sábados e domingos”, afirmou.

 

Dicas de como cultivar suculentas

Segundo a associada as suculentas são plantas muito fáceis de se cultivar e de baixo custo. “Comece hoje! As suculentas são plantas muito simples e fáceis de cultivar, além de terem um custo extremamente baixo. Custam entre três e cinco reais! Você pode utilizar vasinhos, xícaras e copos avulsos, pedaços de troncos, caixas de madeira, porta-retratos velhos, etc… Consulte um site para pegar as dicas básicas e vá as compras… compre basicamente substrato e musgo (branco para o fundo e verde para cobrir), além de uma pinça para pegar as plantas menores, porque elas são muito delicadas e as vezes se desmancham com o manuseio”, finalizou.

 

Sites para consulta

Tarcila indicou os seguintes sites para quem busca informações sobre jardinagem:

- plantei;

- casa.com.br;

- revistacasaeJardim;

- vivadecora.

Saiba mais sobre Terrários: http://www.casaecia.arq.br/terrarium.htm















Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.