Notícias

Associada Dúnia Serpa Rampazzo realiza curso de gastronomia gourmet

Curso oferece aulas de gastronomia requintada
27 de julho de 2018

No mês de julho, a associada Dúnia Serpa Rampazzo, promotora de Justiça, realizou dois módulos do curso de Gastronomia Gourmet, realizado em Guarapuava.

O curso, ministrado pelo Chef Emerson Assunção, é ofertado durante todo o ano e é realizado de acordo com a demanda dos alunos interessados. Os módulos existentes são: Clássicos de Risotos; Massas e acompanhamentos; Carnes Especiais e Molhos; Hambúrguer Gourmet; Entradas; Comida de Boteco; Aperitivos Internacionais; e Doces.

 A promotora cursou os módulos Clássicos de Risotos e Hambúrguer Gourmet e contou como foi essa nova experiência gastronômica.

Dúnia Rampazzo explicou como surgiu a vontade de aprender um tipo de gastronomia mais requintada: “Aprecio muito a gastronomia de qualidade, aliada à harmonização com vinhos. Então, o que me levou a fazer o curso foi a curiosidade, inicialmente, de saber como os pratos mais elaborados são preparados e, posteriormente, adquirir conhecimento e vontade de aprender a preparar pratos de qualidade para encontros com amigos e amigas”.

De acordo com a associada, a gastronomia tem muitos desafios, a prática exige paciência, concentração e disciplina: “Os desafios são: ter muita paciência com a preparação dos alimentos; saber o ponto correto de cada prato; aprender a usar apenas temperos naturais e não industrializados; aprender a elaborar os próprios temperos, bem como reproduzir sozinha o que foi ensinado no curso. Essa reprodução apenas se aperfeiçoa com a prática”. Declarou Dúnia Rampazzo.

Elaborar pratos sofisticados, além de exigir disciplina e paciência, exige sabedoria em combinar ingredientes diferenciados. Para a promotora, a maior dificuldade na elaboração dos pratos é essa combinação: “Para mim, o maior grau de dificuldade é descobrir a harmonização perfeita dos alimentos, bem como fazer combinações que demonstrem a sofisticação do prato que ressalte e privilegie o sabor de cada ingrediente. Como exemplo, saber harmonizar os vários tipos de queijos com algum ingrediente agridoce (damasco, figo, cebola caramelizada), que torne o prato fantástico em questão de sabor e ofereça maior sofisticação a este”.

A realização desse curso foi uma experiência incrível, de acordo com a associada. Ela indica o curso a associadas e associados que apreciam a área da gastronomia e garante que todos vão gostar do aprendizado.

 

















Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.