A 2ª promotoria de Justiça Matelândia tem realizado palestras na rede pública do município do oeste paranaense abordando um tema importante dentro do ambiente escolar, o bullying. A iniciativa partiu dos próprios promotores da região e é direcionada especificamente para alunos dos quartos e quintos anos das escolas.
A promotora de Justiça e associada Mariana Silva Dalossi Picelli, que atua na 38ª Seção Judiciária em Medianeira, é uma das promotoras que tem participado das palestras em Matelândia. Ela ressaltou o quanto o tema desperta o interesse dos alunos.
“As crianças participaram ativamente, com perguntas e relatos de situações por elas experimentadas, sendo convidadas a refletir sobre o assunto e a como devem agir caso sejam vítimas de violência, não apenas no âmbito escolar”, apontou a associada.
Um dos responsáveis pela iniciativa, o promotor de Justiça e associado André Luiz Querino Coelho, explicou que, antes de realizarem as palestras na escola, houve reuniões com as coordenações pedagógicas para saber os principais problemas de violência em âmbito escolar. “Após as conversas, passamos a realizar palestras com os alunos nos quartos e quintos anos, com o objetivo de apresentar o Ministério Público e falar sobre o bullying de uma maneira mais interativa”, disse o associado.
Foram realizadas três palestras em duas escolas do município. No retorno das férias escolares, as demais escolas da rede pública de Matelândia receberão os promotores de Justiça.