Notícias

Associada Melissa Cachoni Rodrigues participa do I Congresso Nacional da Pessoa Idosa

Evento é uma realização do IBDFAM
9 de novembro de 2022

No mês de outubro (25), a associada Melissa Cachoni Rodrigues, promotora de Justiça com atuação no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPPR, participou do I Congresso Nacional da Pessoa Idosa - Perspectivas Existenciais e Materiais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - Comissão da Pessoa Idosa (IBDFAM). 

O encontro ocorreu de forma on-line por meio da plataforma Zoom. Além da associada, diversos palestrantes participaram para falar sobre temas relacionados ao foco do Congresso. 

A promotora de Justiça compartilhou com a APMP um pouco sobre o evento e a Instituição organizadora. Confira! 

Sobre o IBDFAM, Melissa Rodrigues destacou a história da Instituição: “O IBDFAM é extremamente reconhecido, há muitos anos, entre os estudiosos e profissionais que atuam no Direito de Família, especialmente advogados, magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, procuradores, professores, dentre outros, porque suas publicações e eventos têm servido de referência e atualização de excelência. E, este ano, por meio de uma comissão especializada, houve mais uma inovação, um Congresso Nacional dedicado especialmente aos direitos da pessoa idosa”. 

Já falando sobre o Congresso em si, a associada comentou: “O evento foi um sucesso, com discussões extremamente interessantes, e, muitas vezes, instigantes e até polêmicas (como a modernidade muitas vezes nos exige). A minha participação teve como título: ‘E se você fosse para um asilo?’, uma maneira nada convencional de expor a visão de anos do projeto de fiscalização das chamadas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), realizada por meio de um monólogo protagonizado por uma idosa, personagem de uma história fictícia, mas baseada em centenas de casos reais”

Melissa Rodrigues ressaltou a participação dos demais palestrantes do evento: “O Congresso contou com diversos profissionais de referência nacional e internacional, dentre eles, a desembargadora Andréa Pachá, autora de ‘Segredos de Justiça’ (que inspirou conhecida série no programa Fantástico, da Rede Globo), e que esclareceu e encantou com sua fala intitulada ‘Velhos são os outros!’”. 

Em uma reflexão sobre o evento, a associada declarou: “Este encontro foi uma oportunidade ímpar de, como atores das diversas carreiras jurídicas, angariarmos impressões, sentimentos, conhecimentos e esforços, para defendermos os direitos das idosas e dos idosos, que muitas vezes silenciosamente encontram-se em situação de muito sofrimento e vulnerabilidade”. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.