Notícias

Associada Mônica L. de Azevedo participou de eventos na área de Psicologia e Educação

Encontros ocorreram em Foz do Iguaçu e Maringá
3 de setembro de 2018

A associada Mônica Louise de Azevedo, procuradora de Justiça, participou no mês de agosto de dois eventos: XVI Encontro Paranaense de Psicologia, em conjunto com o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira, e Mesa Redonda: Crianças em Conflito com a Lei - Soluções e Responsabilidade. O primeiro ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu e o segundo, em Maringá. Confira abaixo sobre a participação de Mônica.

XVI Encontro Paranaense de Psicologia

O encontro, promovido pelo Conselho regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), ocorreu no dia 24 de agosto e contou com mesas-redondas de diversos temas da área de psicologia e minicursos.

A associada integrou a mesa-redonda com o tema ‘Medidas Socioeducativas: Resgate da proteção ao desenvolvimento do adolescente’. Ao lado de Mônica de Azevedo, também participaram da Mesa as psicólogas Gabrielle Aparecida Kepka; Janice Strivieri Souza; com moderação da psicóloga Talita Quinsler Veloso.

Para a procuradora de Justiça, é de extrema importância que o Ministério Público esteja presente em ambientes diversos como esse. “A participação do Ministério Público em espaços de discussão multidisciplinares é sempre importante e enriquecedora, pois promove a interconexão dos saberes e troca de experiências, tal como ocorreu no II Congresso Internacional”, comentou.

Mônica de Azevedo afirmou ainda que o encontro foi enriquecedor para evoluir os pontos que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes: “A partir da perspectiva do Ministério Público como agente de transformação social e promotor dos direitos do adolescente em conflito com a lei, foi discutida a execução das  medidas socioeducativas e promovida a crítica ao atual momento de desmonte  das políticas sociais que possibilitam o desenvolvimento do pleno potencial de nossas crianças”.

O evento contou ainda com os palestrantes Leandro Karnal, professor no departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de diversos livros; Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e autor de livros de Filosofia; e Viviane Mosé, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, doutora em Filosofia e comentarista da Rádio CBN, no programa Arte da Gestão.

Mesa Redonda: Crianças em Conflito com a Lei - Soluções e Responsabilidade

O evento ocorreu no dia 31 de agosto, promovido pela Comissão OAB na Escola, da OAB Subseção de Maringá, com o apoio da Câmara Municipal de Maringá.

A mesa redonda debateu temas que envolvem a comunidade escolar, entre eles a utilização de métodos alternativos para a resolução de conflitos escolares, como a mediação escolar e as práticas restaurativas.

No encontro, de acordo com a procuradora, estiveram presentes a comunidade local, professores, alunos, pais e representantes da sociedade em geral, com a preocupação na busca de alternativas para atendimento e prevenção ao bullyng, ao uso de drogas e à violência nas escolas.

Mônica de Azevedo comentou sobre algumas conclusões que surgiram a partir do debate: “Algumas experiências foram relatadas e foi ressaltada a necessidade de novos enfoques para atender a complexidade das questões que permeiam o cotidiano da comunidade escolar nesse momento de intensa transformação das relações sociais”.

Além da associada, participaram também da Mesa Redonda Letícia Rosa, doutoranda em Função Social do Direito, professora universitária e advogada; Rodrigo Andrade, Mestre em Ciências Jurídicas, professor universitário e policial militar; Tatiana Pitta, Mestre em Ciências Sociais, professora universitária e advogada; e Vivian Prestes, Doutoranda em Psicologia; professora universitária e psicóloga clínica.

XVI Encontro Paranaense de Psicologia

 

Mesa Redonda

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.