Notícias

Associada organiza palestra sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes

Palestra ocorreu em Loanda
28 de março de 2019

No dia 27 de março, a associada Vera de Freitas Mendonça, promotora de Justiça da Comarca de Loanda, organizou, em conjunto com a 1ª Promotoria de Loanda, o evento “Depoimento Especial e escuta qualificada: reflexões sobre o atendimento humanizado de crianças e adolescentes vítimas de violência”, que ocorreu no auditório do Cine Teatro Guanabara, em Loanda/PR.

A realização do evento foi resultado de uma avaliação da associada, que notou uma necessidade em mobilizar a rede de proteção de combate à violência contra crianças e adolescentes para que houvesse uma aproximação dos profissionais desta rede e facilitasse o acesso às informações.

A palestra foi ministrada pela mestra Patricia dos Santos Lages Prata Lima(1), psicóloga jurídica do Ministério Publico do Estado do Paraná (MPPR) e contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais dos municípios que compõem as comarcas de Loanda, Nova Londrina e Santa Isabel do Ivaí, assim como representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, e Polícias Civil e Militar.

Ainda, o encontro teve auxílio da assistente social da 9ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado (URATE) de Paranavaí, Gabriella Mariano Munhoz Zeneratti, e dos servidores e estagiários da 1ª Promotoria de Loanda.

Vera Mendonça presidiu a mesa do evento e declarou que este foi concluído com sucesso.

Para a associada, é indispensável abordar o tema para que haja um cuidado cada vez maior com as crianças e os adolescentes, a fim de que estes cresçam não só com saúde física, mas também com saúde mental: “O tema é muito importante, a fim de mobilizar todos os agentes da rede de proteção no combate a todos os tipos de violência contra criança e adolescentes. Pois é de conhecimento que todo tipo de violência sofrido na infância pode trazer uma série de consequências no resto da vida da vítima. Assim, mobilizar a rede para que possa ser realizada a escuta humanizada, com a maior brevidade possível e de uma única vez, em um ambiente reservado e adequado ao universo infantojuvenil somente trará bons frutos e protegerá referidas vítimas. Pois o que se pretende é que a Lei nº 13.431 (2) não fique apenas no papel, mas sim que se torne uma realidade”.

Dia da Mulher

Vera de Freitas Mendonça está em constante atuação em prol dos direitos da sociedade e, no dia 22 de março, proferiu palestra na Ordem dos Advogados (OAB) - Subseção Loanda, para conversar sobre violência doméstica e crimes contra as mulheres, em alusão ao Dia da Mulher.

Na ocasião, estiveram presentes advogadas, estagiárias e trabalhadoras da justiça. A palestra foi realizada pela Diretoria das Mulheres da OAB - Subseção Loanda e abordou ainda os temas de igualdade de gênero e saúde da mulher, com palestra de uma médica e uma advogada. O encerramento do evento contou com um lanche para todas as participantes.

A promotora compartilhou um pouco como foi o encontro: “Como promotora atuante no assunto, fui convidada para falar das alterações legislativas envolvendo a matéria de crimes contra dignidade sexual, e também as alterações na lei de violência doméstica, especialmente o crime de descumprimento de medida protetiva. A luta para conscientização sobre o assunto deve ser diária e sempre procuro aproveitar todas as oportunidades nas quais sou convidada para falar ou debater sobre o assunto. Ainda mais num ambiente tão seleto, com a presença de advogadas e funcionárias da justiça”.

Palestra no Cine Teatro Guanabara - 27/03/2019




Palestra na OAB - 22/03/2019



(1) Patricia dos Santos Lages Prata Lima possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa na temática do abuso sexual infantil (2011). Atuou como psicóloga do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA) em Curitiba; e no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na Rede de Proteção do Município de Araucária, como Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

(2) A Lei 13.431, de 04 de abril de 2017, estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Consulte a Lei na íntegra: http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13431.htm

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.