Já pensou em correr 21 quilômetros em um belo percurso entre estradas, trilhas de montanhas e lagos, na Argentina? A associada Silvia Tessare Freire, promotora de Justiça da Comarca de Cascavel, participou de uma prova exatamente assim: a Patagônia Run 2019 – 10 anos.
A competição ocorreu no fim de semana de 12 e 13 de abril, na pequena cidade de San Martin de los Andes, na Patagônia Norte Argentina. A prova tem seis tipos de percursos: 10K, 21K, 42K, 70K, 100 k e 160 km.
A Patagônia Run é uma corrida “non-stop”, onde o atleta tem que correr todo o percurso de uma vez só, sem possibilidade de parar para dormir.
A associada competiu na modalidade 21k, no dia 13 de abril, e comentou o sentimento em finalizar a prova. “Quanta emoção nesse caminho, desde a ideia inicial, preparação, viagem, chegada, acolhida inesquecível dos nossos irmãos argentinos e, então, a corrida, que foi inesquecível, inigualável e incomparável”, afirmou.
Silvia também relatou que a prova foi dura e com percalços, como o frio de 3º, sensação térmica negativa, terreno acidentado, 933m de altitude, vento gelado, pé atolado no pântano e dor muscular. Contudo, para a associada tudo foi compensado por uma natureza exuberante, por companhias maravilhosas, por um sentimento de solidariedade e união em intensidade que poucas vezes sentiu na vida. Finalizou, “Voltei para casa feliz, realizada e agradecida a Deus e a todos que fizeram parte dessa jornada”.
A associada corre desde o final de 2012. Começou a correr por lazer, para desestressar e para fazer uma atividade ao ar livre. A promotora também pratica pilates há 07 anos, para ajudar no fortalecimento do corpo.
Silvia comentou que começou a se preparar para a prova na Argentina, em janeiro de 2019. Neste período, teve o acompanhamento do marido nos treinos, que também traz o gosto pelo mundo das corridas. Após essa aventura na patagônia, a associada contou o que mais a impressionou na prova: “A beleza estonteante do lugar, o clima de solidariedade e de harmonia entre os corredores, que nem podiam ser chamados de competidores”.
A corredora iniciou neste ano de 2019 a praticar trekking - atividade física, aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. A próxima prova dela já tem data marcada, será dia 19 de maio, na Trilha O Poder do Agora, em Cascavel.
Assista aqui o vídeo da 10ª edição da Patagônia Run.
Confira algumas fotos dessa aventura na Argentina.