Notícias

Associada participa de Seminário sobre Violência Doméstica no MP de Santa Catarina

Mariana Seifert Bazzo realizou a palestra de abertura do evento
5 de dezembro de 2018

A associada Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça de Curitiba, participou do Seminário sobre Violência Doméstica, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O evento ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, em Florianópolis/SC, nos dias 29 e 30 de novembro, e contou com a presença de membros e assistentes das Promotorias de Justiça, Policiais Civis e Militares e público em geral.

Mariana Bazzo proferiu a palestra de abertura do seminário com o tema “Violência Contra a Mulher no Campo". A promotora mostrou por meio da história do direito brasileiro o motivo de ainda existir tanta violência contra a mulher no país e a razão dessa violência ser mais subnotificada nos ambientes rurais. "O fato é que o direito esqueceu a mulher por muito tempo. Depois ele trouxe uma igualdade meramente formal e agora ele tenta concretizar uma igualdade material por meio de legislações de ações afirmativas", declarou.

Segundo Mariana, mais difícil que combater a violência doméstica contra mulheres no ambiente urbano, é combatê-la no meio rural. Os motivos, para ela, envolvem o fato de a participação da sociedade civil concentrar-se nos grandes centros; o distanciamento das residências até as redes de proteção; a falta de informação e dificuldade de acesso ao transporte para a tomada de decisão para ruptura da violência e também a invisibilidade no trabalho da mulher no campo, configurando-se como "ajuda".

Veja o vídeo com o resumo da palestra da associada.

Saiba mais sobre o evento aqui.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.