A associada Márcia Isabele Lopes Graf, promotora de Justiça da Comarca de São José dos Pinhais, está cursando a Pós-graduação em Direito Sistêmico, pela Faculdade Innovare. Agora, em razão da pandemia, as aulas continuaram no modo on-line. Saiba mais aqui sobre o curso.
A promotora já participou do curso “Constelação Familiar”, da escola Hellinger® Schule, e do curso “Postura Jurídica Sistêmica: uma possibilidade de atuação para o profissional jurídico”, organizado pela advogada Marcele Barabach Ferreira de Lima, ambos em meados de 2019.
Márcia contou que o interesse por essa área surgiu quando foi convidada, pela OAB de São José dos Pinhais, para participar de uma série de painéis sobre Constelação. Em um dos encontros, a promotora presenciou uma Constelação de um caso judicial, o que achou muito interessante, pois viu na prática como as Constelações poderiam ser aplicadas.
A partir de então, o interesse foi aumentando e passou a pesquisar mais sobre as dinâmicas da Constelação. Nessa busca por conhecimento, encontrou a Escola Vida, onde Márcia também fez aulas que abordaram os temas de constelação familiar, de tradição védica e de psicologia comportamental.
Mais recentemente, a associada também iniciou um Curso de Formação para ser Consteladora Familiar, na Escola Vida, com o professor Hilário Trigo.
Sobre a Constelação Familiar
A Constelação Familiar é uma ciência multidisciplinar que traz a possibilidade de um melhor entendimento sobre as questões que envolvem as relações humanas.
Atualmente podemos observar a utilização das Constelações em diversas áreas, tais como, organizacional, saúde, pedagogia e direito.
O Direito Sistêmico traz uma nova visão à origem dos conflitos e hoje já é uma realidade em todo o território nacional.
Em São Paulo, há um projeto que iniciou em Novembro de 2017, na Promotoria de Justiça de Santo Amaro, e já conta com cerca de 20 palestras realizadas e um alcance de aproximadamente 1.000 pessoas, entre Promotores, Servidores e assistidos.
PROJETO MPSP SISTÊMICO
Em maio de 2018, o PROJETO MPSP SISTÊMICO, que traz o conceito de Constelação Familiar ao Judiciário como método adequado para solução de conflitos, foi apresentado e aprovado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Atualmente, o Projeto tem a coordenação interna nas Promotorias de Justiça do Ipiranga e de Santo Amaro pelas Promotoras de Justiça, Patrícia de Carvalho Leitão, Renata Gonçalves de Oliveira e Adriana Borghi.
As Constelações são vivenciadas com a facilitação da advogada e consteladora voluntária Karla Ramos da Cunha.
Segundo as coordenadoras, os atendimentos têm trazido resultados surpreendentes para a melhoria das relações humanas e, por consequência, uma forma efetiva na resolução dos conflitos.
A Faculdade Innovare, com a coordenação acadêmica do Juiz Sami Storch, pioneiro e formador do termo Direito Sistêmico, é a única autorizada pela Hellinger®Schule da Alemanha a ministrar os cursos de Pós-graduação sobre o tema.
Links dos cursos disponíveis:
Constelação Familiar
- Direito Sistêmico: http://faculdadeinnovare.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-novas-turmas-2020/
- MASC – Métodos Adequados de Solução de Conflitos: https://www.meiosadequadosdesolucaodeconflitos.com
Fotos dos encontros presenciais antes da pandemia
Aula On-line durante a pandemia