Notícias

Associada Susana Lacerda profere palestras sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Veja como foram os eventos
26 de maio de 2022

O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para falar sobre o tema, a associada Susana Broglia Feitosa de Lacerda, promotora de Justiça com atuação na 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, participou de dois eventos neste mês de maio. Confira abaixo como foram os encontros.  

Semana de Combate ao Abuso Sexual  

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, nos dias 16 e 18 de maio, a “Semana de Combate ao Abuso Sexual”. Dentre as ações realizadas, ocorreram duas palestras virtuais. A primeira palestra, realizada no dia 16/05, foi ministrada pelas psicólogas Alessandra Rocha e Cristina Fukimore, que abordaram o tema: “Estratégias pedagógicas para a prevenção e o enfrentamento ao abuso sexual infantil”. Já no dia 18/05, a associada Susana Lacerda ministrou a palestra “Combate ao abuso sexual infantil: Como identificar sinais?”. O encontro foi transmitido por meio do canal do YouTube - Gerência de Formação Continuada SMS e teve a participação de cerca de 5 mil professores e professoras da rede pública. (assista aqui)  

Susana falou sobre o evento: “A Secretaria de Educação promoveu uma capacitação com todos os professores da rede de ensino e, na qualidade de promotora da educação, fui convidada para falar sobre como identificar os sinais de possíveis práticas de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi on-line, ofertado para todos os professores da rede pública, portanto, teve alcance de cerca de 5 mil professores. A iniciativa tem sido repetida há vários anos. Hoje, a Secretaria de Educação do município de Londrina, por força de um trabalho que foi iniciado quando eu trabalhava no enfrentamento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, tem um fluxo para receber as suspeitas de prática de abuso sexual contra crianças e adolescentes, desde a forma como faz o preenchimento da ficha Sinan, até a capacitação em relação à escuta especializada. Portanto, o município de Londrina evoluiu muito, na rede municipal de educação, a proteção da criança e do adolescente. Existem muitas iniciativas boas, ainda há pontos a aperfeiçoar, mas existem diversos instrumentos positivos nessa área”.  

Evento na PUC  

O evento na Pontifícia Universidade Católica (PUC), realizado nesta terça-feira (24/05), teve como público alunos da Psicologia, do Direito e da Teologia. Acompanharam a palestra, em conjunto com a promotora, conselheira tutelar, e psicólogo que integra a equipe da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Todos os participantes do encontro estavam engajados em um comitê de enfrentamento ao abuso sexual, em que foi criado um fluxo que integra toda a rede de educação, de saúde e do sistema de Justiça, com o objetivo de estimular a prevenção, mas também canalizar as denúncias e meras suspeitas, o encaminhamento da ficha Sinan, para que haja medidas protetivas em relação a crianças e adolescentes supostamente vítimas de abuso e violência sexual.  

Susana comentou sobre o objetivo da palestra: “O evento teve como propósito chamar a atenção de estudantes, ainda no início da sua jornada acadêmica, para o impacto deste fenômeno na população infantojuvenil. E na importância em se falar sobre este assunto, pois na medida em que se fala sobre esse assunto, as revelações acontecem. Ainda, foi abordada a necessidade de que, quando essas revelações ocorram, haja um ambiente protegido e de acolhimento da criança ou do adolescente. E mais, qual é o fluxo e o encaminhamento para que essa revelação não se perca. Por fim, foi apontada a necessidade de se lutar por políticas públicas para que, depois que ocorra a revelação deste abuso, a criança tenha apoio no sistema de saúde para que possa suportar o ônus de ter sofrido toda essa situação de violência e, assim, conseguir superar todo esse trauma enfrentado”.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.