Notícias

Associadas da APMP concluíram mestrado neste primeiro semestre

Confira os temas e as áreas de estudo de cada trabalho
24 de abril de 2023

Neste início de 2023, as associadas Mariana Dias Mariano, Letícia Giovanini Garcia e Priscila da Mata Cavalcante defenderam suas respectivas dissertações de mestrado e concluíram mais uma etapa de especializações. 

O mestrado da associada Priscila Cavalcante, que é promotora de Justiça de Curitiba, foi em “Análise Econômica do Direito” curso dentro do EMLE - European Master in Law and Economics. A dissertação ocorreu na Holanda, na Erasmus University Rotterdam. O título do trabalho foi “Investimento Estrangeiro Direto: a Mão Visível da Segurança Nacional”. 

Já a associada Letícia Garcia, promotora de Justiça de Curitiba, concluiu seu mestrado na Universidade de Lisboa. A área de estudo foi de “Ciências jurídico-políticas” e o título do trabalho foi “A Construção da Representação Política Feminina no contexto luso-brasileiro". 

Mariana Dias Mariano, que é também Diretora de Mulheres Associadas, concluiu o mestrado na PUCPR. A área de atuação foi o “Direito Socioambiental e Sustentabilidade” e o título do trabalho foi “A Participação Social Nos Litígios Estruturais De Interesse Público Para A Efetivação Do Princípio Democrático No Sistema De Justiça”. 

A Diretora de Mulheres Associadas da APMP destacou o quão importante é que cada vez mais associadas e promotoras consigam concluir novas etapas de especialização, mas lembrou das dificuldades que a jornada apresenta, especialmente para as mulheres. “O mestrado é sempre desafiador, ainda mais para nós que somos mulheres e mães. Trata-se de uma realização que precisa urgentemente estar acessível a todas as integrantes da Instituição”, afirmou. 

“Uma política para incentivo para que as mulheres do Ministério Público possam dar prosseguimento aos estudos de pós-graduação seria extremamente importante para alcançarmos a igualdade de gênero na Instituição”, completou. 

Mariana Dias Mariano acrescentou ainda que o MPPR possui um auxílio financeiro para cursos de pós-graduação privados, o que inclusive foi o diferencial para que ela realizasse o mestrado em uma universidade privada. As interessadas em utilizar o auxílio podem consultar mais informações diretamente com o MPPR. 

Confira na íntegra os trabalhos: 

“Investimento Estrangeiro Direto: a Mão Visível da Segurança Nacional” 
Associada: Priscila da Mata Cavalcante 
Clique aqui para ler. 

A Participação Social Nos Litígios Estruturais De Interesse Público Para A Efetivação Do Princípio Democrático No Sistema De Justiça” 
Associada: Mariana Dias Mariano 
Clique aqui para ler. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.