Notícias

Associadas da APMP participaram da IV Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos

Encontro foi realizado na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília
22 de novembro de 2022

Durante o mês de outubro, ocorreu a IV Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília. O evento contou com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento, cujo tema foi “Agenda 2030: perspectivas e desafios para o Ministério Público brasileiro”, reuniu cerca de 180 membros do Ministério Público com o objetivo de aprimorar a atuação ministerial na defesa dos direitos fundamentais de toda a coletividade.

No encontro, foram realizadas reuniões simultâneas das sete comissões permanentes que integram o GNDH (Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, Violência Doméstica, Meio Ambiente, Infância e Juventude, Direitos Humanos em sentido Estrito, Saúde e Educação). Associadas da APMP participaram das reuniões, entre elas, a promotora de Justiça de Curitiba, Melissa Cachoni Rodrigues, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Curitiba), uma unidade do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ela explicou a importância da realização de eventos como esse organizado pelo CNMP.

“Da minha experiência atuando há alguns anos na Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa (COPEDPDI), como membra e por alguns anos na coordenação, vislumbro que este é dos mais práticos e produtivos ambientes de análise, planejamento e execução das atribuições ministeriais em âmbito nacional, cenário de franca resolutividade nas problemáticas mais graves e complexas encontradas no dia a dia da atuação nos Ministérios Públicos dos Estados e da União”, afirmou a promotora de Justiça.

A promotora de Justiça de Curitiba, Michelle Ribeiro Morrone Fontana, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção a Saúde Pública do MPPR (Curitiba), também participou do evento e apontou o quanto os temas discutidos ressaltam o papel de agende transformador do MP na sociedade.

“Participar da reunião da COPEDS com colegas representantes do Ministério Público de cada estado, todos unidos e engajados pelo objetivo comum de fortalecer o Sistema Único de Saúde e proporcionar verdadeira assistência à saúde àqueles que mais necessitam, sem dúvida alguma, revigora o ânimo para seguir em frente. A troca de conhecimentos e as provocações intelectuais te impulsionam a descobrir novas perspectivas para tratar de temas atuais sensíveis na área, reavivando a esperança na atuação do Ministério Público como agente transformador da sociedade”, enalteceu a promotora.

Ainda, estiveram presentes as associadas Ana Carolina Pinto Franceschi, promotora de Justiça com atuação no CAOPJ de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR (Curitiba); Beatriz Spindler de Oliveira Leite, promotora de Justiça com atuação no CAOP da Criança, Adolescente e Educação do MPPR (Curitiba); Danielle Cristine Cavali Tuoto, com atuação nas áreas da Educação e da Infância e Juventude no MPPR (Curitiba); e Susana Broglia Feitosa de Lacerda, promotora de Justiça com atuação na 24ª Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR (Londrina). 

Fotos: Alan Rones/ CNMP)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.