Notícias

Associadas Isabel Guerreiro e Mônica Louise de Azevedo participaram do II Encontro do Movimento Nacional de Mulheres do MP, em Recife

Encontro foi realizado na sede da AMPPE, em Recife/PE
8 de julho de 2022

No mês de junho (dias 9 e 10), as associadas Isabel Cláudia Guerreiro, procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) aposentada; e Mônica Louise de Azevedo, procuradora de Justiça do MPPR, participaram do II Encontro do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que foi realizado na sede da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), em Recife. 

Durante os dois dias de encontro, promotoras e procuradoras de Justiça de todo o país, envolvidas com o Movimento de Mulheres do MP, viveram uma experiência enriquecedora e empoderadora.  

No dia 9, após Deluse Amaral Rolim, presidente da AMPPE, iniciar o Encontro, foram realizadas palestras com Ivana Farina, procuradora de Justiça do Ministério Público e ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e Deborah Duprat, subprocuradora-Geral da República aposentada. Ainda, ocorreu o lançamento da obra coletiva* "A defesa dos Direitos Humanos na visão das Mulheres do Ministério Público", organizada por Chimelly Louise de Resenes Marcon, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), e com autoria de 07 associadas da APMP, são elas Amanda Ribeiro dos Santos, Carolina Dias Aidar de Oliveira, Mariana Dias Mariano, Mônica Louise de Azevedo, Roberta Franco Massa, Samia Saad Gallotti Bonavides, e Ticiane Louise Santana Pereira.  

*Obs.: Nos próximos meses a APMP realizará um evento de lançamento desta obra, em Curitiba. Em breve serão divulgadas mais informações.  
 
Já no dia 10, esteve presente Robeyoncé Lima, Deputada Estadual, que falou sobre Mulheres na Política e Política para Mulheres. Neste dia também ocorreu o momento “Mulheres em Movimento”, que contou com a participação de Eliana Volcato Nunes, procuradora de Justiça (SC), de Rosa Cristina de Carvalho, promotora de Justiça (PB) e de Irene Cardoso Sousa, promotora de Justiça (PE). 

Na pauta, foram debatidos temas de relevância como a atuação com perspectiva de gênero; as mulheres no sistema de Justiça; a defesa dos Direitos Humanos na visão das mulheres do Ministério Público; as mulheres na política e a política para mulheres, além da Assembleia Geral para deliberação sobre a eleição da nova Coordenação-Geral do Movimento. Este Encontro foi o primeiro a reunir as integrantes do Movimento Nacional de Mulheres do MP desde o início da pandemia de COVID-19. 

Confira abaixo o relato das associadas da APMP sobre suas experiências no Encontro, além da fala de Ana Teresa Silva de Freitas, promotora de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e co-oordenadora do Movimento Nacional de Mulheres do MP: 

"Participar do encontro foi revitalizante, um momento de congraçamento com mulheres combativas do Ministério Público de todo o Brasil, unidas pela defesa da cidadania, direitos humanos e igualdade de gênero. Foi emocionante ouvir nossas ícones Ivana Farina e Deborah Duprat. Cheguei as lágrimas. Temos um longo caminho a trilhar na igualdade de gênero institucional e na nossa sociedade, sendo fundamental nossa união para alcançar este objetivo. O avanço se dá a partir de pequenas e significativas mudanças e olhares no nosso dia a dia."  Isabel Cláudia Guerreiro 

 

"Participar do II encontro do movimento nacional de mulheres do MP no Recife proporcionou, além da calorosa acolhida após o isolamento imposto pela pandemia do Coronavírus, a troca de experiências e a identificação de que, de Norte a Sul, Leste e Oeste desse imenso país, os obstáculos à plena cidadania de mulheres e meninas existem, precisam ser identificados e superados. 

O MP, enquanto instituição de defesa do regime democrático, deve dar efetividade à igualdade substantiva assegurada pela Constituição Federal para que não se perpetuem as violências, os preconceitos, e as injustiças contra mulheres, adotando posicionamentos e propostas de atuação com perspectiva de gênero, à exemplo do CNJ, e assim cumprir a sua missão constitucional."  Mônica Louise de Azevedo 

 

“Foram dois dias intensos. O abraço que precisávamos, em ideais e sonhos, acolhidos na escuta, na fala de ícones do Ministério Público, na experiência política compartilhada, nas angústias, dores e sorrisos expressados; na sororidade que nos arrebatou; nos sabores que sorvemos e no respeito que colhemos em dignidade de raça, religião e diversidade. Todas as sensações no palco do casarão da Rua Benfica, no qual as palavras registradas na Defesa dos Direitos Humanos na visão das mulheres do Ministério Público, coordenadas por Chimelly, foram lançadas ao mundo. E no final a alegria do encontro e reencontro explodiu em festa, com todas as cores das bandeirinhas de São João. O virtual se consumou no real e a emoção desabrochou nas mãos dadas, em círculo solidário, projetando seu movimento de Mulheres para o novo futuro. Coordenação “Elas por Todas” se despede, na gratidão do aprendizado e do dever cumprido, reverenciando as integrantes do coletivo e aplaudindo a organização de seu especial encontro. Gratidão AMPPE! Gratidão querida Deluse Florentino! 

Nossos aplausos a todas as integrantes do coletivo que conosco estiveram e às palestrantes Ivana Farina, Deborah Duprat, Robeyoncé Lima, Eliana, Irene e Maria Clara. Axé a Chef Carmem Virgínia e a seu altar! Felicidade estar com elas, Chimelly e Lenna, presencialmente, e com todas da Coordenação, Ludmila, Ela, Samia, Lívia, em coração, pulsando por vocês e por todas, mulheres, que precisam de nosso ativismo coletivo! “Adelante”(como diz Ivana Farina)! Sigamos revigoradas e arretadas! Oxente, claro que sempre! Sol e muita Luz ao povo pernambucano e a sua terra! Até breve!  Ana Teresa Silva de Freitas 

 

Ficou interessada em saber, com mais detalhes, dos temas debatidos neste Encontro? Nesta sexta-feira (08), haverá uma Roda de conversa sobre igualdade de gênero no MPPR. Na ocasião, estarão presentes as associadas Mônica e Isabel para trazer os seus relatos presencialmente. Saiba mais aqui e participe! 

Com informações e fotos: AMPPE. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.