Quatro associadas estiveram em solo internacional para participar do Curso “VIOLENCIA DE GÉNERO Y POLÍTICA DE DROGAS EN AMÉRICA LATINA: LA EXPERIENCIA COLOMBIANA BOGOTÁ”: as promotoras de Justiça, Cristina Corso Ruaro, Fernanda da Silva Soares, Nayani Kelly Garcia e Susana Broglia Feitosa de Lacerda.
O evento ocorreu de 03 a 07 de junho, em Bogotá, na Colômbia, e foi promovido pela Accademia Juris Roma, em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos Latino Americanos da Universidade de Roma Tor Vergata, parceira da APMP.
O curso abordou temas como sistema jurídico constitucional colombiano: aspectos processuais e institucionais; violência contra mulher na Colômbia: gênero, etnia, e justiça transicional; e política e acolhimento de vítimas vulneráveis.
A abertura foi realizada pelos professores Rodrigo Iennaco e Santiago Garcia, além do Dr. Federico Penna.
Durante o curso, os participantes tiveram palestras com o professor Mario Gómez Jiménez, com o Magistrado Alejandro Linares Cantillo, com Juiz da Corte Constitucional da Colômbia, Alejandro Linhares, e com o Dr. John Zuluaga.
Ainda, realizaram duas visitas institucionais. A primeira visita institucional foi na Corte Suprema. A sede da Corte Suprema está localizada no Palácio da Justiça, na Plaza de Bolívar, que é a principal praça da cidade de Bogotá e da Colômbia. A praça fica no Centro e é palco de alguns dos principais edifícios da cidade, como a Catedral Basílica Metropolitana Primada de Colômbia; Palacio Liévano, sede da Prefeitura de Bogotá; e o Colégio Mayor de San Bartolomé. Já a segunda, ocorreu na Jurisdicción Especial para la Paz.
Fotos: Acervo pessoal e Accademia Juris Roma