Notícias

Câmara Municipal de Campo Largo realiza audiência pública para discutir políticas de violência contra mulher

Associada Mariana Andreola de Carvalho Silva participou da sessão
17 de abril de 2023

A Câmara Municipal de Campo Largo, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e a Força Sindical do Paraná, realizaram no dia 21 de março uma audiência pública sobre o projeto “Março Laranja: Promoção de Políticas Públicas que Garantam a Defesa às Violações dos Direitos das Mulheres”.

O evento contou com a participação de autoridades políticas locais, das forças de segurança, representantes da sociedade civil organizada e da promotora de Justiça e associada da APMP, Mariana Andreola de Carvalho Silva, da 1ª Promotoria de Campo Largo.

O projeto “Março Laranja” tem como objetivo reivindicar mais políticas públicas para as mulheres e fortalecer os mecanismos de proteção à mulher vítima de violência.

Na oportunidade, a promotora de Justiça Mariana Silva apresentou as principais dificuldades ainda enfrentadas no combate à violência de gênero, sobretudo no âmbito doméstico. Ela apontou também avanços advindos desde a promulgação da Lei Maria da Penha. “Abordamos temas como ciclo de violência, lembramos das diferentes formas de violência, que não se resumem à violência física e sexual, mas abrangem a violência psicológica, moral e patrimonial”, disse a promotora.

“A simples punição não é suficiente para a desconstrução da noção deturpada de masculinidade, que muitas vezes reproduz um comportamento aprendido desde a infância. Daí advém a necessidade de fortalecimento de políticas públicas, pois de nada adianta avançarmos na repressão desta espécie de crimes, se não atuarmos em suas causas, no âmbito da prevenção, o que perpassa a conscientização, compreensão e análise da participação de meninos e homens nas relações de gênero, sua participação no cuidado e seu envolvimento em atitudes e práticas relacionadas à violência contra meninas e mulheres”, enfatizou a associada.

A audiência contou com a efetiva participação dos homens no debate público, os quais além de dirimir dúvidas a respeito de casos vivenciados por mulheres de seu convívio, relataram a gradativa mudança de comportamento masculino verificada em seus ambientes de trabalho, notadamente em relação ao maior respeito às mulheres, o que tem contribuído para reduzir as práticas de assédio.

A audiência pública terá como encaminhamento a recomendação para a criação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Casa de Acolhimento, no município de Campo Largo, bem como o fortalecimento de sua rede de proteção.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.