Notícias

Com uma agenda intensa, associada Katia Kruger profere palestras sobre temas prioritários para o Ministério Público

Eventos ocorreram em agosto e setembro. Veja quais temas foram tratados
27 de setembro de 2022

A associada Katia Kruger, promotora de Justiça do MPPR, participou de diversos eventos em Toledo/PR nos meses de agosto e setembro. Os eventos tiveram temáticas sociais, tratando de pautas como violência contra a mulher, protagonismo da juventude na sociedade e inclusão. 

O primeiro deles ocorreu no dia 2 de agosto, data na qual foi realizada a segunda edição do Seminário Mulheres em Foco no município de Toledo, na sede da Escola de Administração Pública. O evento foi uma capacitação promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e contou com a presença de integrantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam na rede de proteção de combate à violência contra o público feminino, tema da campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei Estadual 19.972/2019, em torno da qual vários outros eventos foram realizados no decorrer do mês. 

A associada participou do Seminário para falar sobre o tema “Direitos Humanos da Criança e da Juventude” e compartilhou com a APMP como foi o encontro: “Foi uma experiência muito positiva a participação no evento para falar de um tema tão sensível e necessário. Na oportunidade, foi possível fazer um rápido passeio sobre os eixos de grupos de direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), provocando uma reflexão sobre os avanços na proteção dos direitos das crianças nestes 32 anos de ECA, e principais desafios neste cenário de pós-pandemia”. 

Associada Katia Kruger no Seminário Mulheres em Foco. Foto: Carlos Rodrigues.
Associada Katia Kruger no Seminário Mulheres em Foco. Foto: Carlos Rodrigues.

Ainda no mês de agosto (26), a associada marcou presença num encontro do projeto Geração Atitude, com objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes do Paraná, incentivando a participação social do jovem. A reunião ocorreu no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). 

A promotora também comentou como foi a reunião: “É muito importante a presença do Ministério Público nos espaços escolares, e o Projeto Geração Atitude facilita esta interlocução com os estudantes, de modo a fomentar reflexões sobre o protagonismo infantojuvenil como exercício da cidadania”.  

O projeto Geração Atitude, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, foi idealizado, inicialmente, para 202 escolas públicas de ensino médio situadas em áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais da Educação. Entretanto, caso haja interesse de outras escolas, o MPPR concede a permissão para que os materiais de apoio e a metodologia sejam utilizados abertamente.   

Associada Katia Kruger no encontro do Projeto Geração Atitude. Foto: Acervo pessoal Katia Kruger.

Já em setembro (19), a associada participou do 2º Colóquio Municipal de Políticas Educacionais Inclusivas (Compei), realizado no campus PUC/PR de Toledo. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) por meio do Núcleo de Estudos e Atendimentos à Diversidade e à Inclusão (Neadi) e teve dois dias de duração. 

O tema principal do 2º Compei foi: “A Educação Especial inclusiva nas perspectivas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica”. Em torno deste assunto, foram ministradas palestras sobre o transtorno do espectro autista, com a professora Kelley Stepanha; e a respeito dos direitos das crianças com deficiência com a promotora de Justiça Katia Kruger; com a psicóloga Glorete Barbosa Lenzi; e a coordenadora de Educação Especial da Smed, Patrícia Fabiane Schnorenberger

Katia Kruger comentou sobre o tema abordado: “A sociedade necessita que o tema Inclusão esteja sempre em pauta. Por esta razão fiquei muito feliz com o convite que me permitiu falar um pouco sobre a pessoa com deficiência sob o viés jurídico, e com foco na educação inclusiva. Durante a fala, pude fazer uma breve exposição sobre a evolução do conceito de pessoa com deficiência, capacitismo, ações afirmativas, direitos das pessoas com deficiência previstos na Lei Berenice Piana, Romeo Mion e Estatuto da Pessoa com Deficiência. Finalizei mencionando 3 casos sobre a temática que chegaram ao STF”

Kruger também esteve na mesa de honra de abertura da solenidade, juntamente com o prefeito Beto Lunitti; a titular da Smed, Marli Gonçalves Costa; e a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eliana de Fátima Buzim

Associada Katia Kruger no 2º Compei. Foto: Smed.
Associada Katia Kruger no 2º Compei. Foto: Smed.

Com informações e fotos: Prefeitura do Município de Toledo-PR/Carlos Rodrigues; e Secretaria Municipal da Educação de Toledo-PR (Smed). 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.