Qual de nossos antepassados poderia imaginar que o maior desafio da saúde pública do século 21 seria convencer a população a andar?” Questiona Drauzio Varella, médico cancerologista e escritor, a respeito do sedentarismo, um dos grandes males do século XXI.
Para a associada Juliana Schasiepen Ribeiro Gonçalves, promotora de Justiça que atua na Comarca de Tibagi, andar, ou melhor, correr, não é um grande desafio. Esse esporte começou há cerca de três anos, quando chegou a Tibagi (removida de outra Comarca), pois, segundo Juliana, havia um grupo de corridas na região e ela resolveu participar: “Depois disso não parei mais”, conta.
Para ela, a corrida é uma válvula de escape para as dificuldades da rotina: “A corrida é uma atividade física que, além dos benefícios que traz para minha saúde, auxilia-me no meu trabalho como forma de aliviar a tensão do cotidiano e é até um momento de inspiração, surgindo novas ideias para solucionar problemas”, explica Juliana Schasiepen”.
E para escapar um pouco do stress do dia a dia, a promotora de Justiça participou de uma trail run, a Corrida na Roça - Etapa Equo Centro, que ocorreu no dia 05 de maio, e contou com as modalidades de corrida de 05 e 10 km, caminhada de 05 km e corrida Kid. A corrida foi realizada no Rancho Marruá, na Colônia Moema, em Taquari dos Polacos - Ponta Grossa/PR.
Assista aqui um pouco de como foi o trajeto.
A trail run tornou-se uma das modalidades preferidas de Juliana, que conta também como se prepara antes dos percursos: “Treino ao menos duas vezes por semana e comecei, inicialmente, a me inscrever para provas realizadas na região. Encantei-me com a modalidade trail run, realizada na zona rural, com obstáculos naturais, passando por subidas e descidas íngremes, escaladas e até mesmo em cursos d’água”, complementa.
E o apreço pelas corridas não para por aí, a associada conta que tem um calendário anual para praticar o esporte. “A paixão pela corrida me fez criar um calendário de competições que servem também como um estímulo para meus treinos. Todo ano, tenho provas que chamo de fixas, em que faço questão de participar; e experimento novos desafios em locais diversos. Vou todo ano correr em Foz do Iguaçu, na Meia Maratona das Cataratas e na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Em agosto deste ano, vou para Ushuaia na Argentina, correr na neve (uma nova experiência para mim em trail run)”, explica.
Com toda essa trajetória de Juliana, vale a pena experimentar esse esporte, que faz bem não só para a parte física, mas para o próprio bem-estar, levando a um estado de menos stress e mais tranquilidade. Portanto, segue a chamada da própria Juliana a todas as associadas: “Fica também um convite para as colegas que em outubro tem trail run no Cânion Guartelá, em Tibagi (local lindo para correr)”.
Fotos: Corrida na Roça e acervo pessoal Juliana Schasiepen