O Conselho Superior do Ministério Público do Paraná aprovou, na manhã desta terça-feira (13), a edição de resolução pelo Procurador-Geral de Justiça que discipline a adoção de medidas afirmativas para a promoção de mulheres ao segundo grau da carreira do MPPR. O pleito foi formulado pela APMP em maio deste ano. Leia aqui. A normativa será analisada, ainda, pelo Colégio de Procuradores da instituição, mas, nos termos aprovados, já entra em vigor na data da publicação.
A sessão foi acompanhada pela Presidente da Associação, Symara Motter, que, na ocasião, sustentou oralmente o posicionamento da entidade de classe. Também participaram o 1º Vice-Presidente, Fernando da Silva Mattos, a Diretora de Mulheres Associadas, Mariana Dias Mariano; as integrantes da Comissão de Apoio, Mariana Andreola de Carvalho Silva e Lucimara Rocha Ernlund; a Diretora dos Grupos de Estudos, Mariana Seifert Bazzo; e as associadas e Promotoras de Justiça, Aline Bilek Bahr, Ana Carolina Pinto Franceschi, Letícia Mendes de Oliveira Cuenca e Mabiane Czarnobai Message.
A equidade de gênero nas promoções já é observada pelo Tribunal de Justiça do Paraná e uma proposta de nota técnica, também elaborada pela APMP, está em análise no Conselho Deliberativo da CONAMP. Saiba mais aqui.