Nos meses de maio e junho de 2019, as associadas Danielle Cristine Cavali Tuoto, promotora de Justiça que atua na 3ª Promotoria do Adolescente em Conflito com a Lei, de Curitiba, e Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça que atua na Vara da Infância e da Juventude, também de Curitiba, atuaram em conjunto em diversas ações em prol da área da criança e do adolescente. Além disso, as promotoras foram reconhecidas pela sua atuação com uma homenagem. Confira abaixo como foi!
VI Congresso Nacional do Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência e Projeto Uniforça
No dia 02 de maio, Danielle Tuoto e Mariana Seifert Bazzo, estiveram no VI Congresso Nacional do Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência (Proinfância), no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), para apresentar o projeto Uniforça, desenvolvido desde o segundo semestre de 2018 pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), em parceria com universidades de Curitiba* e com a Fundação de Ação Social (FAS). Leia mais sobre o projeto aqui.
*Algumas universidades parceiras do projeto são a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A ideia do projeto surgiu a partir da avaliação de relatórios de inspeção de unidades de acolhimento, que registraram que muitos adolescentes não conseguem acompanhar o conteúdo repassado nas escolas devido à situação de extrema vulnerabilidade que os impediu de estudar em momentos anteriores.
As ações para o projeto continuam! No dia 04 de junho, Mariana Bazzo esteve reunida com Marcos Schiefler Filho, Diretor-Geral da UTFPR, para incremento do projeto e novas tratativas.
Ainda no VI Congresso Nacional, já no dia 03 de maio, a associada Danielle Cristine Cavali Tuoto realizou palestra com o tema “Orçamento público, atendimento socioeducativo e a prevenção da violência”. Veja aqui apresentação completa sobre o tema.
No mesmo dia (03/05), ocorreu a Eleição da Coordenação do Proinfância para o biênio 2019/2021, e a promotora Danielle Tuoto foi uma das eleitas para a gestão. Além de Danielle, foram eleitos Karel Ozon Monfort Couri Raad (MPDFT) e Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro (MPSP).
Placa de Homenagem por boas práticas
Por fim, o MPRJ entregou às associadas Danielle Tuoto e Mariana Bazzo uma placa de homenagem por boas práticas no setor da infância e da juventude, no dia 2 de maio de 2019.
A Diretoria de Mulheres Associadas da APMP parabeniza as associadas pela atuação contínua nesta área que carece tanto de apoio.
São crianças e adolescentes sendo beneficiados em diversas áreas como educação, direito, formação social, alimentação, entre outros.
Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, no Artigo 227, é assegurada a proteção integral à criança e ao adolescente:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
VI Congresso Nacional do Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência e Projeto Uniforça
Entrega de placas de homenagem – MPRJ – 02/05/2019
Projeto Uniforça – Reunião UTFPR – 04/06/2019
Com informações e fotos: MPPR; MPRJ; Proinfância; UTFPR; e acervo pessoal.